Já falamos da Kokedama. Mas a Conexão Décor completou um ano e estamos em festa. Por isso, resolvemos falar novamente sobre as matérias que foram campeãs de audiência. A Kokedama em primeiro lugar!! Encontramos um outro tutorial, diferente do que está na nossa matéria antiga (clique aqui para ver) e vamos te mostrar.
Kokedama é uma arte oriental, e como todas as outras, tem regras, segredos, e produtos específicos.
E grandes nomes, como o holandês Fedor van der Valk.
O passo-a-passo mostrado aqui é apenas uma sugestão, que pode funcionar melhor se você escolher planta e musgo com necessidades semelhantes de água e luminosidade (afinal eles vão receber as mesmas quantidades de água e luminosidade).
Teoricamente, todas as plantas podem virar um kokedama, assim como teoricamente todas podem virar bonsai.
Mas existem plantas – como no bonsai – que se adaptam melhor e mais facilmente ao arranjo. É bom pesquisar bastante.
Materiais que vai precisar:
Uma planta (no fim da matéria há uma lista com as melhores opções);
Terra
Substrato para bonsai;
Musgo de turfa;
Argila;
Musgo de folha;
Cordel de linha.
Como fazer:
1. Misture a terra, o substrato, o musgo de turfa e a argila com um pouco de água, até formar uma massa moldável e construa uma bola. É importante lembrar que pelo menos 70% da bola seja feita com pedrinhas para que as raízes da planta respirem, então faça a massa firme, mas não muito densa;
2. Com o polegar,faça um buraco no centro da bola. Coloque a planta no buraco, mas lembre de tirar toda a terra das raízes antes. Depois, cubra o restante do buraco com terra;
3.Cubra a bola com musgo de folha com uma leve pressão para fixar;
4. Enrole a bola com a linha, passando por todos os lados, antes de dar um nó. Depois, acrescente um longo pedaço de linha para pendurar.
5. Depois de pendurar, espirre água. Além disso, de tempos em tempos, mergulhe a bola na água por 5 ou 10 minutos para manter a bola úmida e a planta hidratada.
Essa é nossa Conexão em Mato Grosso do Sul, Marilia Arantes fazendo o seu.
Trackbacks / Pingbacks