Uma casa de praia de dois pavimentos está localizada na Ilha de Vera Cruz, na Bahia, em um terreno de 6.000 m², com 1.400 m² de área construída. O projeto foi desenvolvido para um casal de empresários na faixa dos 50 anos, pais de três filhas, sendo duas jovens estudantes e uma empresária. O imóvel foi assinado pelo arquiteto David Bastos, do escritório DB Arquitetos,
“São clientes antigos; já fizemos muitos projetos juntos”, conta David.

A família buscava uma residência ampla, com poucas paredes e muita transparência para valorizar a vista para o mar, arquitetura contemporânea de linhas retas, paleta de materiais reduzida, várias suítes para acomodar familiares e amigos, além de uma área de lazer completa.



No terreno havia uma casa antiga, menor e já insuficiente para as necessidades da família, que foi demolida para dar lugar a um novo projeto.
A estrutura atual foi executada em concreto armado, com alvenarias de vedação e um conjunto de materiais que reforçam a linguagem contemporânea como forros em lambri de madeira, áreas internas com tala de dendê trançada, telhado em telha sanduíche de baixa inclinação e esquadrias de alumínio e vidro, complementadas por muxarabis metálicos que filtram a luz e trazem dinamismo às fachadas.



No módulo principal, o térreo organiza sala de estar, jantar e TV, lavabo, cozinha com despensa e louçaria, e uma academia integrada à rotina da família. No pavimento superior ficam a suíte master com closets e banhos independentes, além de sete suítes para filhos e hóspedes e uma copa noturna.

O conjunto se completa com um módulo gourmet e um anexo destinado à área de serviço e a três suítes para funcionários.



A área externa foi pensada como extensão natural da casa, conectando o espaço gourmet à piscina por meio de um amplo deck de madeira cumaru.



O desenho da piscina adota um formato orgânico, que contrasta com as linhas retas da arquitetura e cria uma ambientação integrada ao entorno. Revestida em mármore branco no formato 10 x 10 cm, ela reforça a luminosidade da água e remete à paisagem natural.
“A intenção era que ela evocasse a sensação de um lago natural, integrando-se ao paisagismo e ao entorno”, explica o arquiteto.

Uma amendoeira centenária, presente no terreno há gerações, foi preservada e hoje segue como elemento afetivo e marcante da composição externa.




O conceito da casa nasce do desejo de atender integralmente ao programa da família, priorizando materiais que dialogam entre si de forma harmônica. Na decoração, foram mescladas peças já pertencentes aos moradores com itens novos, compondo ambientes despojados, de atmosfera praiana.
A paleta segue os tons dos próprios materiais naturais (o cinza das pedras, o marrom das madeiras, o verde do paisagismo e o reflexo esverdeado da piscina) complementados por neutros como bege, cinza e branco no mobiliário.
Internamente, o piso em granito Itaúnas escovado unifica os ambientes, enquanto paredes em pintura e trechos revestidos de pedra Chumbita lajeada acrescentam textura e organicidade.

Entre os principais destaques estão o desenho contemporâneo e arrojado, a amplitude dos espaços, a forte integração entre os ambientes e a vista permanente para o mar, que se revela de diversos pontos da casa. Todo o processo, da elaboração à execução, incluindo a decoração, foi concluído em 14 meses.

“O maior desafio foi o tempo reduzido tanto para o desenvolvimento do projeto quanto para a execução da obra, já que a casa precisava estar pronta para que o cliente pudesse aproveitar o Natal e o verão. A construção ocorreu em tempo recorde e, para que isso fosse possível, trabalhamos com três equipes simultâneas, atuando em áreas diferentes do projeto”, finaliza David Bastos.
Projeto: DB Arquitetos
Fotógrafo: Denilson Machado | MCA Estúdio
Paisagismo: Terra Verde Paisagismo
Para mais conteúdos da Conexão Décor, siga o nosso Instagram e Facebook, inscreva-se no nosso canal no YouTube e acompanhe as atualizações sobre decoração, arquitetura, arte e projetos inspiradores.
Celina Mello Franco
TAG: casa de praia, área de lazer, piscina

