Um apartamento de 209 m² no Leblon, Zona Sul do Rio, parecia parado no tempo com ambientes muito compartimentados, várias divisórias, hall de entrada e hall no lavado. Uma planta bem ao estilo, anos 1970, nunca atualizada até que foi adquirido por um casal com duas filhas jovens que resolveu promover uma renovação total. Com as arquitetas Izabela Lessa e Fernanda Zanetta, do escritório LessaZanetta, o apartamento ganhou tom minimalista e design atemporal.

“Trocamos tudo: acabamentos, esquadrias e instalações para atender à família que resolveu se mudar para um espaço maior onde pudesse viver, e receber os amigos, com mais conforto. Mas criando soluções que, ao mesmo tempo, integram todos os ambientes e garantem a privacidade e individualidade dos moradores”, explica Fernanda.



Para isso, foi preciso fazer praticamente uma revolução na planta. Especialmente na área íntima, onde os três quartos originais foram transformados em três suítes com closet. O que só foi possível com a redução da cozinha, para construir um dos novos banheiros. As arquitetas ainda conseguiram criar uma área de estudo e trabalho na suíte master, com vista para o mar.


Já na ala social, as paredes foram todas derrubadas criando um espaço amplo com salas de estar e jantar integradas que permitem que a família receba os amigos, assista a filmes reunida, ou simplesmente se encontre para uma troca de ideias.
A retirada do hall permitiu criar no espaço um móvel de apoio com louceiro, adega e bar e uma porta de correr espelhada que esconde o lavabo. A varanda, de frente para o mar, ganhou mais destaque e uma área gourmet com bancada de apoio e frigobar.








A paleta é bem suave com tons que remetem à praia: o areia está no piso em mármore travertino – usado também na bancada da sala de jantar -; o branco, nas paredes; o azul aparece na tela de René Machado no jantar; e o verde, na obra de José Bechara. Com peças contemporâneas e modernas assinadas por designers de diferentes épocas como Sérgio Rodrigues, Jorge Zalszupin e Jader Almeida, a decoração é minimalista e atemporal.


Outra mudança importante foi a iluminação feita por Maneco Quinderé, que criou diversas cenas para os ambientes: festa, trabalho, filme. Para cada momento, uma intensidade de luz.
“A prioridade foi trazer conforto para a família. Mas sem abrir mão do estilo”, define Izabela.
Projeto: Izabela Lessa e Fernanda Zanetta, do escritório LessaZanetta
Fotógrafo: Juliano Colodeti, do MCA Estudio
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: apartamento, design atemporal, minimalismo, minimalista