Em um dos cenários mais desejados de Angra dos Reis (RJ), localizada dentro de um condomínio fechado, uma casa de praia de 100 m² foi completamente repaginada para refletir o estilo de vida de seus proprietários: um casal na faixa dos 50 anos, com um casal filhos adultos.
Assinado pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, o projeto trouxe uma nova identidade ao imóvel, unindo estética praiana leve, integração de ambientes e muita conexão com a paisagem externa.

Os clientes, que já são clientes antigos dos arquitetos, inicialmente não planejavam reformar o imóvel, comprado no verão passado.
“Apesar de já ter sido reformada, a casa tinha uma estética muito urbana, que não combinava com o clima de uma casa de praia. Com o uso, eles perceberam a necessidade de trazer a própria identidade para o espaço”, explica Ana Luisa.


Entre os principais pedidos do casal no projeto estava a criação de uma área social mais ampla, confortável e com integrada à cozinha, e o deslocamento da suíte do casal para o térreo.





O projeto exigiu então uma reconfiguração completa do térreo. Antes, o acesso à casa era feito pelos fundos. Com a reforma, a entrada passou a ser lateral, liberando o espaço do fundo para a criação de uma suíte confortável para o casal e um lavabo. A cozinha foi integrada à sala, ampliando o espaço social e permitindo, inclusive, que o mar possa ser visto mesmo a partir da bancada de trabalho.
“A integração foi fundamental para dar amplitude e aproveitar ao máximo a vista privilegiada que a casa oferece”, destaca Gustavo Prado.
No segundo pavimento, onde estão as suítes dos filhos, a planta original já atendia às necessidades da família e não precisou de alterações estruturais.






A proposta estética buscou valorizar materiais naturais e suas texturas, criando uma atmosfera de tranquilidade e sofisticação despretensiosa.
“Optamos por uma paleta clara e neutra, com paredes brancas, piso de porcelanato em tom areia, bancadas em mármore branco Paraná, marcenarias em ripas de Freijó e móveis com estrutura de madeira. As fibras naturais aparecem nos detalhes, como o tapete redondo, o espelho de parede, o assento das cadeiras e o abajur que ambientam a área de convivência”, detalha Gustavo.


A varanda gourmet é um dos pontos altos do projeto. Com telhado forrado em bambu natural trançado, extensa bancada de apoio com churrasqueira, armários em madeira Cumaru e vista direta para o mar, o espaço convida a momentos de relaxamento.
“O uso de mobiliário leve foi essencial para não bloquear a visão de quem está dentro da casa. Afinal, a vista é um dos maiores patrimônios deste imóvel”, comenta Ana Luisa.



Em apenas seis meses, entre projeto, aprovação e execução, a reforma foi concluída, transformando completamente a atmosfera da casa. O maior desafio, segundo Gustavo, foi justamente lidar com o formato estreito e comprido do terreno, além de ser uma construção geminada.

“Precisávamos criar ambientes fluidos e confortáveis no térreo. A mudança da porta de entrada e a integração dos espaços foram decisivas para o resultado final”, conclui.
Projeto: Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado| Escritório A+G Arquitetura
Fotografia: Luiza Schreier
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: casa de praia, atmosfera leve, madeira, Angra dos Reis