Assim que comprou um apartamento na Lagoa (RJ), a proprietária encomendou um projeto de reforma e decoração às arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho, do escritório Migs Arquitetura. Um ponto especial do projeto ficou por conta do paisagismo, este a cargo da paisagista Anna Luiza Rothier.
“No geral, a cliente pediu jardins tropicais em pequenas áreas do apartamento para deixá-lo com clima de casa”, conta Rothier, que lançou mão de costela-de-adão, peperômia, raphis, samambaia, mini palmeira, viburno, neomarica, espada-de-São-Jorge, pleomelles, liriops, aspargus, jiboia, Syngonium e bromélias.







Como o imóvel fica no primeiro andar, logo acima da garagem, a área do prisma lateral do edifício foi incorporada ao quarto principal durante a reforma para criar um jardim de inverno, com 25m². O novo espaço foi protegido por cobertura metálica pintada de preto (com fechamento interno em tecido com trama aberta de fibra natural) e ambientado com um banco de madeira ripada fixado na parede, duas poltronas de área externa, jardim vertical e espelho em uma das paredes para fazer a vegetação parecer anda mais exuberante.





Na lateral da varanda integrada à sala Rothier instalou um jardim vertical em uma treliça de madeira piso-teto, com fundo espelhado e prateleiras onde se apoiam 12 jardineiras.
“Para a parte frontal da varanda, que compõe a fachada principal do prédio, projetamos uma jardineira linear inteiriça e baixa ao longo do guarda-corpo de vidro, com vegetação que se mistura às copas das árvores“, finaliza a paisagista Anna Luiza Rothier.
Projeto paisagístico: Anna Luiza Rothier
Projeto de reforma e decoração: Arquitetas Adriana Valle e Patricia Carvalho, do escritório Migs Arquitetura
Fotografia: André Nazareth
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: apartamento, jardim tropical, jardim de inverno