Quem ama viajar, sabe bem que por melhor que sejam os roteiros e passeios da viagem, não há nada como voltar para casa. E era esse o sentimento que a atriz e influencer Joana Balaguer e seu marido desejavam quando pediram que a arquiteta Carol Wenke reformasse seu novo apartamento em Lisboa. Após morar em vários países, o caso luso-brasileiro escolheu a capital portuguesa como lar definitivo.
O casal e seus dois filhos têm um estilo de vida solar, adora viajar e está sempre curtindo com os amigos. Mas também não abre mão de aproveitar o dia a dia em família. Durante a pandemia, a arquiteta já havia feito uma consultoria on-line para a família que, na época, morava em uma casa. Com a mudança para uma cobertura de 300m², Carol entrou novamente em ação para adequar o apartamento às necessidades da família.

“Alteramos alguns ambientes, criamos outros que não existiam, desenhamos marcenarias sob medida e escolhemos toda a decoração já que a antiga moradia foi vendida com quase tudo dentro”, conta a arquiteta.









O ponto alto do apartamento é, sem dúvida, a sala ampla que abriga quatro ambientes: estar, jantar, TV e um canto de leitura com chaise longue. Todos integrados de forma harmônica e decorados em um estilo despojado-chique que tem os tons claros como base e um mix de texturas naturais e peças que trazem muita brasilidade, como o quadro do arquiteto Chicô Gouvêa no jantar. As cores aparecem no sofá azul e, também, nos objetos e quadros do acervo familiar.








“Como o condomínio é cercado por uma floresta de pinheiros, quisemos trazer um pouco dessa natureza para dentro do apartamento com o uso de plantas de folhas exuberantes. Também desenhamos um espelho com moldura em marcenaria”, diz Carol.



Para adequar o espaço do segundo andar à vida da família foi necessário construir um novo banheiro, um home office e uma pequena academia em áreas que ainda não estavam finalizadas. A primeira delas foi dividida em dois para abrigar, de um lado, o home office e, do outro, um closet para o marido. Como esta área tinha originalmente piso e revestimentos de parede frios, a arquiteta optou por um material vinílico com textura de palha na parede, carpetes fofinhos e marcenaria sob medida. Uma solução que tornou o ambiente muito mais aconchegante.
Já no outro espaço, os revestimentos originais foram mantidos e Carol criou um banheiro com bancada em mármore branco português.





A área íntima segue o estilo contemporâneo e confortável de todo o imóvel. Para o casal, um quarto em tons fortes de verde e madeira e uma marcenaria que funciona como rack para a TV, penteadeira para Joana fazer seus vídeos para a internet e um armário para bolsas e sapatos.
Para os filhos, quartos com tudo o que mais gostam: cadeira gamer e teclado no dele; e um jeitinho mais romântico, no dela.




Para os filhos, quartos com tudo o que mais gostam: cadeira gamer e teclado no dele; e um jeitinho mais romântico, no dela.
Por todo o imóvel, a marcenaria exclusiva desenhada pelo escritório aumenta as áreas de armazenamento ajudando a manter a casa muito mais organizada.
Projeto: Carol Wenke
Fotografia: Gui Morelli
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: despojado chique, apartamento, Lisboa