Recém-casados, os médicos Iara e Iuri queriam trocar o aluguel no Leblon por um apartamento próprio também na Zona Sul do Rio. Nesta busca encontraram o imóvel dos sonhos, no pedacinho chamado pelos cariocas de Copanema, onde Copacabana e Ipanema se encontram. O apartamento de 300m², original dos anos 1960, tinha uma planta ruim, mas muito potencial e as esquadrias de ponta a ponta na sala que eram indispensáveis para o casal.
Para fazer a obra e deixar todo o resto do jeitinho que eles desejavam, entraram em cena os arquitetos Bernardo Gaudie-Ley e Tânia Braida, da Beta Arquitetura, que fizeram uma reforma completa ao longo de nove meses.

“Quando entramos no apartamento pela primeira vez, adoramos o pé-direito alto e o piso de taco e percebemos logo todo o potencial do imóvel, apesar da planta ruim, com uma sala enorme, uma cozinha pequena, uma única suíte e um banheiro social gigante, bem típico dos imóveis dos anos 1960”, destaca Tânia.






Funcionalidade no apartamento
Para modernizar o layout e trazer funcionalidade ao dia a dia do casal, os arquitetos integraram a área social à cozinha do apartamento, que ganhou mais espaço, mais iluminação natural e a possibilidade de ser fechada sempre que necessário por uma porta de correr. Outro pedido do casal, que adora cozinhar e receber os amigos, era ter uma churrasqueira na sala.
“Para incluí-la, fizemos uma ilha bem ao lado da sala de jantar e criamos um pequeno espaço gourmet com grill, cervejeira e adega. Como o espaço fica ao lado da janela, instalamos ali uma coifa dutada para fazer a exaustão”, explica Bernardo.






No design de interiores, os arquitetos mantiveram móveis de design também dos anos 1960 que já pertenciam ao casal, como a poltrona Mole, de Sérgio Rodrigues, e a mesa de centro Pétala, de Jorge Zalszupin. E optaram por uma paleta de cores neutras e suaves que deixam em destaque o grande painel em freijó do estar e do hall de entrada que foi todo revestido na madeira, criando uma entrada mais intimista.






Na ala íntima do apartamento, o banheiro original foi dividido permitindo criar duas novas suítes, que futuramente podem receber os filhos do casal, além de um lavabo. A suíte master também foi ampliada ganhando um closet e um banheiro grande com banheira de imersão e áreas separadas, para toalete e banho, por uma porta de palha natural que traz um charme especial ao ambiente.
Projeto: Beta Arquitetura
Fotografia: Juliano Colodeti / MCA Estúdio
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
TAG: Copanema