Projeto leva atmosfera clean, urbana e atemporal para uma cobertura duplex no bairro do Humaitá, Zona Sul do Rio. Com vista para a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor, o apartamento de 490m², alugado por um casal na faixa dos 40 anos, passou por reforma e decoração com foco na área social de 60m2, no piso inferior, e na área externa, no piso superior. O escritório Rafael Ramos Arquitetura ficou responsável pela missão.
“Os clientes moravam em uma cobertura de 120m2, no Alto Leblon, que eu mesmo reformei, mas buscavam mais espaço. Desta vez, eles queriam uma área de lazer externa generosa, com piscina para curtir em família e com os amigos, pois amam ficar em casa, dar festas e aproveitar os dias ensolarados ao ar livre”, conta o arquiteto Rafael Ramos.


O conceito do projeto foi criar um apartamento clean, urbano e atemporal, com móveis soltos e marcenarias moduladas desenhadas pelo arquiteto na área social que poderão ser facilmente adaptadas em outro imóvel. Para trazer um ar sofisticado e acolhedor ao décor, Rafael elegeu a folha natural de freijó linheiro como acabamento das marcenarias e combinou com tampos de pedras exóticas.
O piso existente de porcelanato com brilho foi coberto com piso laminado de madeira e, para garantir leveza visual, as paredes e o teto foram pintados com tinta branca e as cortinas confeccionadas em linho sintético off white.




Na decoração, que segue o estilo contemporâneo light, a maioria dos adornos já faziam parte do acervo dos clientes. “Como eles têm como hobby viajar pelo mundo e trazer objetos na bagagem, emolduramos alguns itens para expor nas paredes da sala como obras de arte, imprimindo mais da identidade deles no projeto. Foi o caso do conjunto com nove gravuras indianas e o par de máscaras africanas”, informa Rafael.
Já os móveis da sala, com exceção do banco Mocho, do Sergio Rodrigues (que veio do apartamento antigo), são todos novos – da mesa de centro ao par de cadeiras com braços, passando pela poltrona Pebble (do Estúdio Daniel Coutinho), o banco de madeira ebanizada, o sofá estofado em tecido rosa, a mesa de jantar, as cadeiras, o aparador-bar e a luminária pendente Dobra, do designer André Ferri.
Área externa



A área externa ganhou um espaço para refeições ao ar livre (com mesa e cadeiras próprios para ficar ao tempo), protegido por um pergolado metálico, com teto de lâminas ajustáveis e impermeáveis que permitem controlar a incidência de sol e chuva.
Projeto: Rafael Ramos Arquitetura
Fotógrafo: Anita Soares Fotografias
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco