Um pouquinho do Brasil em um apartamento de 400m² no Greenwich Village, em Nova York. Os moradores são um casal, composto por uma brasileira e um americano, com uma filha. Para criar um projeto que refletisse a personalidade da família, convidaram o arquiteto Mauricio Nóbrega, responsável também pela arquitetura e decoração da residência carioca do trio. Mauricio desenvolveu um projeto elegante, que valoriza os designers e artesãos brasileiros, com toques de cor e repleto de recursos e truques inteligentes.
“O primeiro passo foi abrir grandes vãos entre os ambientes para integrá-los, mas com portas de correr para que cada um pudesse ter privacidade num canto, porque é uma cidade onde se fica muito dentro de casa”, diz Nóbrega.
O hall de entrada divide a parte íntima da casa da parte social. Amplo, o espaço abriga uma cômoda do acervo da família e duas banquetas assinadas pela designer Maria Cândida Machado.
Na espaçosa sala, com paredes off white, Mauricio criou uma decoração com poucos e bons móveis que incluem peças de design nacional, como cadeiras Sergio Rodrigues, lustre pendente Ingo Maurer e sofás B&B Italia. Destaque para o banco com trançado de madeira da designer Roberta Schilling, brasileira que mora nos EUA.
Todas as peças têm tonalidades claras e as cores vivas aparecem nas almofadas e obras de arte, como as lanças da artista visual Ruby Silvious, outra brasileira que vive na Big Apple, e a pintura “Agonia”, da artista Grimanesa Amorós, peruana radicada em NY.
Com o clima descontraído, ao lado do living, fica o “den” – ou family room –, um espaço onde a família se reúne para assistir TV. As almofadas “Livingstones”, que imitam pedras, da Smarin Shop, dão um toque bem-humorado complementado pelas poltronas amarelas Ligne Rosset, as cadeiras da mesa de pequenas refeições e a luminária pendente Weplight, da Dimlux.
Integrada ao den, fica a sala de jantar do apartamento que foi ampliada na reforma, usando uma parte da área da cozinha, que antes contava com um depósito. A mesa e as cadeiras são do acervo da família.
A sobriedade pontua o quarto principal: Mauricio assina a marcenaria da cabeceira e as mesinhas da parede em frente à cama, com um rack e estantes nas duas laterais. Na parede atrás da cama, estão peças de artesanato de Monica Carvalho. Aos pés, um ambiente de estar com sofá de veludo trançado, poltronas e pufe em combinações de azul, da Ligne Rosset.
No quarto da filha, com paredes em rosa clarinho, a cama com dossel entra numa decoração moderna. Destaque para as cortinas, com tie-dye em tom de rosa e branco.
O escritório tem parede azul revestida por uma estante de laca azul brilhante – o apartamento já foi entregue pela construtora dessa forma – e ganhou uma decoração com elementos decorativos marcantes, como o tapete comprado em Fez, Marrocos, e as almofadas com estampa tie-dye, além de duas carrancas típicas do artesanato brasileiro compradas em Tiradentes, um pouquinho do Brasil.
Projeto: Arquiteto Mauricio Nóbrega
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco