Tons neutros e claros com toques de verde, marcenarias em carvalho natural e móveis de madeira trazem leveza a este apartamento de 270m2, com mezanino na sala, de frente para a Lagoa Rodrigo de Freitas (RJ), assinado pela arquiteta Natalia Lemos.
Assim que comprou este apartamento de 270m2, com mezanino na sala, na Lagoa (RJ), um casal de executivos, com dois filhos, encomendou à arquiteta Natalia Lemos um projeto de reforma parcial do imóvel, que acabou sendo completo, com decoração integralmente nova em todos os cômodos.
“Os clientes pediram espaços amplos e conectados, que a escada de acesso ao mezanino fosse mais leve e fluida e a cozinha fosse aberta para a sala”, conta Natália.
Segundo a arquiteta, a ideia geral do projeto foi valorizar ao máximo a vista da lagoa e tirar partido do pé-direito generoso da sala, que tem 4m de altura e abriga um mezanino, onde atualmente fica a sala de tv e o escritório.
“ Projetamos uma nova escada em serralheria branca, com a lateral vazada e o primeiro degrau suspenso, e revestimos toda a parede de fundo com painéis de carvalho natural. O resultado ficou leve e escultórico, do jeito que os clientes queriam, além de super diferente” , avalia ela.
A reforma também trouxe outras alterações importantes no layout original. A parede que separava a cozinha da sala, por exemplo, foi demolida e substituída por portas de correr com esquadrias de madeira e vidro canelado para permitir que a luz natural da fachada chegasse até ela. O espaço ganhou ainda uma grande ilha de cocção (equipada com cooktop e churrasqueira) externa para a varanda para que os moradores possam apreciar a vista da lagoa enquanto cozinham.
Na decoração, a arquiteta priorizou móveis de madeira atemporais, contratados por designers brasileiros de renome, com destaque para a chaise com pufe Pitu e as cadeiras de jantar Aurora (do Aristeu Pires), a cadeira Curva (do Joaquim Tenreiro), o par de poltronas Mirah (do Jader Almeida), a mesa de centro Cob (de Frederico Cruz) e as banquetas Gabriela (da Daniela Ferro). Entre as obras de arte, Natalia cita o díptico da artista Fernanda Namam (na área de jantar) e a grande dela do artista Moacyr Travaglia (na parede do mezanino voltada para a sala).
No quesito paleta de cores, a arquiteta partiu de uma base neutra – composta de tons claros de off white , cinza e fendi – e elegeu a madeira carvalho como acabamento das marcenarias desenhadas por ela para imprimir uma atmosfera sofisticada nos espaços e, ao mesmo tempo , torná-los mais acolhedores.
Em todo o projeto, a arquiteta acrescentou toques de verde com diferentes tonalidades em alguns elementos da decoração – como tapete, roupa de cama, cabeceira, almofadas, obra de arte e plantas – com a intenção trazer as cores da lagoa e de seu entorno para dentro de casa e melhor integrar os espaços internos com vista.
“ Ficamos muito felizes com o resultado. Em especial, gostamos muito da cozinha integrada à sala, que ficou super iluminada e ainda tem a vista da lagoa. Nada como morar em um apartamento que foi projetado de acordo com nossos desejos, gostos, hábitos e rotina ”, finaliza a moradora.
Projeto: Natália Lemos Arquitetura
Fotografia: MCA Estudio
Já segue a Conexão Decor?
Siga nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco