Tons claros, neutros e naturais, poucos móveis e espaços integrados e fluidos marcam este apê no bairro dos Jardins (SP), projetado pela arquiteta carioca Paula Müller.
Em busca de mais espaço, um casal na faixa dos 40 anos, com uma filha de dois anos, comprou este apartamento de 140m2, no bairro dos Jardins (zona sul de São Paulo), e logo encomendou um projeto de reforma e decoração à uma arquiteta com escritório na capital paulista. Insatisfeita com o resultado e o atendimento, por recomendação de uma amiga que mora no Rio de Janeiro, a nova proprietária decidiu então contratar a arquiteta carioca Paula Müller, que topou o desafio na hora e fez um novo projeto, do zero.
“A cliente pediu um apartamento com poucos móveis para deixar a circulação mais leve e fluida, decoração clara, neutra e visualmente clean, com o mínimo possível de cores, além de muitos armários, já que o imóvel anterior era carente de espaços de armazenamento”, conta Paula. “Podemos dizer, então, que este foi o conceito que norteou todo o projeto”, define ela.
Com a reforma, o apartamento foi praticamente colocado abaixo. No novo layout desenhado pela arquiteta, a varanda gourmet e a cozinha – antes isoladas, por exemplo -, foram integradas ao living central.
“Colocamos a mesa de jantar, com oito cadeiras, no espaço da varanda gourmet, já que no outro lado do living, bem em frente à bancada de cocção tipo península da cozinha, fica a mesa de almoço, com quatro cadeiras”, informa ela. “Por ser repleta de armários e ainda contar com churrasqueira e depurador camuflado na marcenaria, a bancada em corian da varanda gourmet se tornou um apoio super prático à mesa de jantar, deixando este espaço mais independente da cozinha”, acrescenta.
Já os outros cômodos do apartamento foram redivididos com a ajuda de armários-divisórias e painéis de marcenaria. Até o hall do elevador, que é privativo, foi renovado, seguindo a mesma linguagem estética adotada na área social.
Na decoração, que segue o estilo contemporâneo atemporal, com atmosfera escandinava, é tudo novo – até os enxovais dos quartos e as louças e utensílios da cozinha foram selecionados pela arquiteta, com a ajuda de um personal organizer. A maior parte dos móveis foi adquirida na Novo Ambiente de São Paulo, priorizando o “combo” leveza visual, conforto, praticidade e atemporalidade em cada peça.
Já na área íntima, os quartos ganharam piso flutuante amadeirado e marcenarias ora com acabamento em madeira ora em laca cinza – sempre em tons claros -, com direito a papel de parede tipo linho no dormitório do casal e pintura artesanal na parede do dormitório da filha, feita pelo ateliê A Casinha.
“De início, a cliente pediu uma paleta de cores integralmente neutra, clara e sóbria. Por isso, os tecidos de estofamentos e cortinas, o tapete e o piso da área social passeiam dos tons off white ao cinza claro, enquanto as marcenarias ganharam acabamento em madeira natural, também bem clarinha. Depois, para quebrar a monotonia cromática sem pesar visualmente, ela pediu para acrescentar toques que verde, que aparece nas plantas, vasos e almofadas”, diz Paula.
- Autoria do projeto: Paula Müller Arquitetura
- Nome do fotógrafo: Maura Mello
- Produção visual: Confi Arquitetura e Interiores
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco