Esta suíte de casal tem uma história bem interessante. A cliente é chef de cozinha e tem 30 anos. Seu namorado de 40 anos é escritor, mas estava fora do Brasil. Quando ele finalmente voltou, os dois decidiram morar juntos no apartamento dela, em Botafogo (zona sul do Rio de Janeiro). Para começar a vida conjugal em grande estilo, eles encomendaram aos arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara Carvalho, do escritório Pílula Arquitetura, um projeto exclusivo para a suíte.
“Eles nos pediram uma banheira como protagonista na antiga varanda, que tem uma vista livre incrível do Cristo Redentor”, conta Richard. “Como a varanda era quente e estreita, propusemos integrá-la ao quarto e implantar uma nova climatização para eles pudessem desfrutar não só do espaço, como também da vista”, acrescenta a sócia Maria Clara. Com essas mudanças, a suíte do casal passou a ter 25m2, no total.
Como os clientes já tinham móveis de boa qualidade – a exemplo da cama, mesas de cabeceira e poltrona Mole (do Sergio Rodrigues), os arquitetos criaram uma base neutra e clara no décor do dormitório para receber facilmente essas peças de acervo, e pintaram de verde oliva as portas do armário antigo, que ganharam recortes preenchidos em palhinha natural.
Indo em direção à antiga varanda, o projeto começa a ficar mais ousado – repare no tablado que sustenta a banheira, revestido com ladrilho hidráulico azul bic, cor replicada num tom ainda mais vivo na porta de madeira arcada.
O banheiro do casal foi inspirado em um spa que mescla formas orgânicas e design curvo nas alvenarias, esquadrias e marcenarias, com destaque para o espelho e o armário sob a bancada (desenhados pelo próprio escritório), toda a área do box e o “visor” de vidro recortado na parede e voltado para a banheira, em forma de ameba.
“Aqui, predomina o rosa antigo, presente tanto nos revestimentos – ora em textura de cimento queimado ora em placas de cerâmica – como na cuba de sobrepor”, informa Maria Clara. Para criar uma unidade visual em toda a suíte, os arquitetos usaram o mesmo piso em porcelanato de formato grande, com textura e cor que lembram papel kraft fosco (modelo Oh!take Montain, da Portobello).
“Sem dúvida, a banheira é a grande protagonista do projeto. Não só pela posição dela no quarto, fora do banheiro, bem na quina envidraçada da antiga varanda, como também por sua vista privilegiada do Cristo Redentor”, avalia Richard, ressaltando ainda que o próprio cliente participou ativamente da execução do projeto, com total eficiência.
Projeto: Arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara Carvalho
Escritório: Pílula Antropofágik Arquitetura
Fotógrafa: Luiza Schreier
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.