Localizada no Guarujá (litoral de SP), esta casa de 525m2, com dois pavimentos, foi projetada do zero pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, e erguida sobre um terreno de 500m2 para a ser a residência de veraneio de um casal na faixa dos 40 anos, com um filho de dois anos. Além disso, a dupla também auxiliou os clientes na escolha do terreno dentre as opções disponíveis no condomínio e assinou tanto o projeto de interiores como a produção final.
“Os clientes são cariocas, moram em São Paulo e queriam uma casa com uma arquitetura contemporânea, mas que conversasse com um ambiente de praia. Como se trata de uma casa de praia para ser usada nos fins de semana, feriados e férias, eles pediram ambientes amplos, integrados e práticos. Além disso, também queriam áreas verdes no terreno, pois sentiam falta de interagir com a natureza no dia-a-dia e notaram que as demais casas do condomínio tinham características muito urbanas”, conta Ana Luisa.
A estrutura da casa foi executada em concreto e uma parte dele foi tratada para ficar aparente. Para isso, os arquitetos usaram uma fôrma em ripas para fazer a marcação nas vigas de borda da casa, na jardineira chanfrada da fachada frontal e no beiral da laje do segundo pavimento. Para suavizar o peso visual do beiral da laje do piso superior foram feitas vigas invertidas recuadas.
A busca por um “volume” arquitetônico leve e a combinação de materiais naturais – como madeira, fibra e couro – com concreto aparente e vegetação foi o ponto de partida para definir o conceito do projeto, bem como a máxima integração de todos os ambientes sociais da casa.
De acordo com os arquitetos, o forro de lambri na laje do segundo pavimento, as esquadrias pretas e o painel de madeira ripada que camufla a porta de entrada da casa também se destacam nas fachadas.
“O segundo andar foi pensado em dois blocos ligados por uma passarela. Essa ligação criou um ambiente com pé-direito duplo que faz com que o forro de lambri externo entre pelo teto da sala”, detalha Gustavo.
Também assinada pelo escritório A+G, a decoração segue o estilo contemporâneo despojado com toques praianos, mas sem excessos, e partiu de uma base neutra pontuada por elementos naturais – como madeira, fibra e couro – e tons terrosos. A única peça importante que já era acervo do cliente e foi aproveitada é o quadro com os azulejos do Athos Bulcão, que norteou, inclusive, a escolha das cores da área social da casa.
Como a casa foi pensada para os clientes receberem a família e os amigos, os arquitetos priorizaram móveis confortáveis e práticos, sendo a maioria de madeira para “aquecer” os espaços, já que todo o piso é de porcelanato cinza claro, em grande formato.
“A mesa e as cadeiras de jantar em madeira, e as luminárias pendentes de palha trouxeram esse clima de praia aconchegante, enquanto o sofá com capa de tecido off white e as quatro poltronas Butterfly com assento verde removível são fáceis de limpar”, avalia Ana Luisa. Posicionada no canto da sala de estar com tv, voltada para a área externa, a dupla poltrona com banqueta Costela convidam à leitura, descanso ou, simplesmente, contemplação.
A pedido dos clientes, a cozinha deveria ser o coração da casa e, portanto, posicionada de forma que todos pudessem interagir com quem está nela, de qualquer ponto do andar térreo. Por isso, o ambiente foi projetado totalmente integrado com a sala e ainda tem ligação direta com a área gourmet. Para garantir a entrada de luz natural, melhorar a ventilação e trazer o verde do jardim lateral da casa para dentro do espaço, os arquitetos acrescentaram uma janela entre a bancada e os armários superiores.
Outro pedido dos clientes: que todas as suítes fossem iguais, com mesmo estilo de decoração, além de práticas e com ar de pousada. Por isso, com exceção da suíte do casal, elas ganharam duas camas de solteiro que podem ser unidas para formar uma cama de casal, além de armários abertos tanto no dormitório quanto no banheiro e uma bancada de apoio que oferece a opção de trabalho remoto.
“Nos dois quartos voltados para a fachada frontal, as portas se abrem para jardineiras, trazendo a sensação de que o verde está dentro do espaço. Já as duas suítes dos fundos dão para uma grande varanda em L, voltada para a área da piscina”, detalha Gustavo.
Na área externa, como a ideia do projeto era criar ambientes integrados, ao invés de construir um anexo separado da casa, os arquitetos projetaram a área gourmet como uma extensão da cozinha. Ao lado dela, fica a sauna, o lavabo e, na parte de trás, a área de serviço e um banheiro de serviço. Já a piscina foi posicionada de forma a ter sol em todas as épocas do ano, nos períodos da manhã e tarde.
“Como nosso escritório fica no Rio de Janeiro e a casa no litoral de São Paulo, no Guarujá, nosso maior desafio neste projeto era agendar as visitas com mais antecedência do que o habitual”, finaliza a arquiteta Ana Luisa Cairo.
Autoria do projeto: arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado / Escritório: A+G Arquitetura
Fotógrafa: Monica Assan
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco