Cobertura linear no Leblon com 485m2 foi abaixo e recebeu uma intervenção para ser o novo lar de uma família composta por um casal e duas filhas pequenas.
Um casal na faixa dos 40 anos (ele, do mercado financeiro; ela, executiva), com duas filhas pequenas, de 3 e 5 anos, comprou esta cobertura linear de 485m2, no Leblon, já com a intenção de fazer uma mega intervenção. Os arquitetos Maurício Magarão e Alice Lindenberg, do escritório Magarão + Lindenberg Arquitetura, foram então contratados para refazer toda a distribuição de espaços, com algumas mexidas estruturais (inclusive reposicionando a piscina), para adequar todo o imóvel às necessidades da família. Nada permaneceu como era antes.
“Eles queriam espaços amplos, integrados e iluminados, e tirar o máximo de partido da vista 360°, já que o prédio fica em centro de terreno, além de ser mais alto que toda a vizinhança”, conta o arquiteto Maurício. “A área social, por exemplo, tem vista para a praia, enquanto a área íntima é voltada para a Lagoa Rodrigo de Freitas”, exemplifica.
Maurício conta ainda que a planta original tinha muitas questões a resolver, como desníveis internos e estrutura confusa, com prismas e caixas de elevadores ao longo dela, uma vez que se trata de uma cobertura linear que equivale a quatro apartamentos-tipo. “Tivemos que redistribuir os espaços ao redor destes elementos para integrar totalmente os ambientes sociais, a cozinha e a área externa”, explica.
Ao desenvolver o conceito do projeto, o escritório apostou em soluções com linhas limpas, cores claras e pegada contemporânea para aumentar a sensação de amplitude e fluidez entre os espaços. Na decoração, basicamente é tudo novo e, para reforçar a sensação de conforto na área social, por exemplo, os arquitetos priorizaram peças com tecidos claros, couro e madeira naturais.
Na sala de TV, o destaque fica por conta do sofá Lençóis Maranhenses (com assento em blocos, encostos removíveis e módulo lateral que também pode ser usado como chaise), as duas poltronas Anel 80’s, de Ricardo Fasanello, e a mesa de centro Cubo Libre, de Claudia Moreira Salles.
No ambiente de estar, a chaise Pitu, de Aristeu Pires, rouba a cena, enquanto na área de jantar, o trio de luminárias pendentes Gamela, desenhadas por Lia Siqueira. Já no quesito obras de arte, vale destacar a escultura do artista cubano Jorge Mayet, pendente sobre a mesa de centro espelhada, e os quadros multicoloridos do artista Cadu, em óleo sobre base alumínica.
Para criar uma unidade visual neutra contínua em toda a área social, tanto interna como externa, foi escolhido o mesmo piso de porcelanato em formato grande, num tom de cinza claro, para todo o espaço. Com a intenção de acrescentar conforto visual e tátil, a marcenaria foi revestida com lâminas de freijó natural, incluindo os pilares, que foram revestidos no mesmo material.
Na sala de tv, rouba a cena o painel de MDF pigmentado de cinza escuro, desenhado pelo escritório, com ripas trabalhadas em três texturas (natural, acetinado e áspero), paginadas aleatoriamente em chevron. Já a área de jantar com cozinha integrada, que forma um volume entre o estar e o terraço, ganhou painéis em marcenaria num tom verde, trazendo vida e cor ao conjunto.
“Nosso maior desafio neste projeto foi conciliar tecnicamente as interferências espaciais, estruturais e de infra estrutura, de forma a criar ambientes agradáveis e harmônicos que proporcionassem uma boa convivência familiar”, conclui o arquiteto Maurício.
Outros destaques no projeto:
- A grande porta de correr entre o jantar e a cozinha, totalmente revestida em espelho bronze, que pode ser totalmente recolhida atrás do painel verde, permitindo integrar ou isolar os dois ambientes, conforme a necessidade.
- As portas de correr em alumínio e vidro entre a cozinha e o terraço, que também permitem integrar ou isolar os ambientes interno e externo, conforme a necessidade.
- A adega climatizada pisto-teto escondida atrás do painel de TV, na sala, para não chamar muita atenção.
- O lavabo, que ganhou brises verticais de madeira que ajudam esconder a esquadria voltada para o prisma, parede revestida do piso ao teto em mármore Gris Armani e espelho e bancada/lavatório sem espelho que combina granito preto e porcelanato.
- A jardineira contínua ao longo das janelas da sala de estar, que trouxe vida ao ambiente. Neste local, destacamos o grande painel em freijó natural que recebeu um detalhe para iluminação, que é assinada pelo Maneco Quinderé (no apartamento todo);
- O pequeno elevador privativo instalado na cobertura, já que o apartamento não é atendido pelo elevador do prédio.
- A ilha central com cooktop da cozinha recebeu, que também abriga uma mesa de café da manhã em balanço (sem apoios), com acabamento em freijó natural. Junto à ilha, o pilar existente foi revestido com uma pintura especial que simula concreto bruto, onde também foi aplicado também um perfil vertical de led.
- A mesa de jantar com tampo de 4 metros de comprimento, em mármore Gris Armani.
- O painel de cabeceira da suíte do casal, em marcenaria ripada de freijó natural, complementado até o teto com outro painel, este revestido com papel de parede formando padrões geométricos. A cama, as mesas laterais e a bancada-escrivaninha foram desenhadas pelo escritório.
- Autoria do projeto: Arquitetos Maurício Magarão e Alice Lindenberg
- Escritório: Magarão + Lindenberg Arquitetura
- Nome do fotógrafo: Juliano Colodeti, do MCA Estúdio
- Produção visual: Jefferson Stunner
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco