Por Renata Zappellini
Um dos maiores eventos no mundo do Design aconteceu esse mês (Junho 2022) no moderno centro de exposições de Rho em Milão, com ramificações em toda a cidade. Estivemos por lá e vou contar um pouco das minha impressões por aqui na Conexão Décor.
A 60° edição do Salão do Móvel de Milão, foi o evento do setor mais aguardado por arquitetos, decoradores e designers do mundo inteiro! A semana, de um dos maiores eventos no mundo do Design, reuniu diversas marcas, designers emergentes, com dimensões e números impressionantes e influência internacional evidente.
Após esses dias intensos, vou contar para vocês um pouquinho desde as macrotendências que estão no Zeitgeist*, às inovações dos maiores players de Design do momento, tudo o que observei pelas ruas da apaixonante capital do Design Italiano.
Confira as 4 macrotendências para ficar de olho:
A SUSTENTABILIDADE COMO MOTE
Questões ligadas à sustentabilidade e ao panorama econômico atual fazem com que os grandes players busquem cada vez mais pelo caráter de longevidade nos produtos que consomem, dando um tom mais atemporal e especial as peças.
Isso não está ligado apenas à ideia de um produto duradouro, mas também às linhas de produção sustentáveis e à um caráter híbrido e multifuncional.
A Sustentabilidade aparece no sentido macro, de engajamento, escolhas de materiais, ciclo de vida e cada conduta. Não é mais um diferencial, e sim pré-requisito e extremamente necessário.
Como vemos:
Em formas orgânicas e arredondadas que recordam a mãe natureza, que nos convida para momentos de “cocooning” e “mindfulness”
Predominância de madeira curvada, vidro abaloado e cerâmica.
Na feira / Fuori Salone
As marcas Kartell e Illy se uniram para contribuir com a sustentabilidade do planeta, promovendo um modelo de produção baseado na economia circular. A Re-Chair é uma criação de Antonio Citterio feita a partir de cápsulas recicladas de café Illy Iperespresso, e é a primeira de uma série de produtos que vão formar uma coleção.
O DESIGN CARE
A pandemia trouxe uma nova visão sobre o bem-estar da população, e as preocupações com a saúde física e mental nunca estiveram tão altas.
Destaque para melhor ergonomia das peças para home office, maior tecnologia na produção de conforto pela estrutura da peça, e a cromoterapia entrando em cena para duchas.
Novos tempos em que o design nos conduz a uma reconexão.
Como vemos:
Formas curvas, cores mate e terrosos, materiais táteis são combinados para fornecer um tipo de terapia de design, e criar espaços que garantam conforto e bem-estar.
Na feira / Fuori Salone
Textura COMFY dos tapetes para as paredes nos revestimentos da Moooi.
Superfícies acolchoadas com toque macio
Chuveiros Gessi
Rethink Heritage “- TRADIÇÃO & NOSTALGIA
O heritage ou patrimônio, no pós-covid, ajudou a repensar o consumismo bulimico, e iniciar o foco na durabilidade e na atemporalidade (timeless). Essa é a real vantagem competitiva no mundo dos produtos de design de alta qualidade.
Os produtos de design com “heritage” mostram as raízes e encantam com um storytelling bem-feito que, do passado, continua para o futuro.
Os materiais mais utilizados em produtos que querem mostrar esta história são sempre super duráveis, e equilibram um Design icônico do passado com matérias contemporâneos e que condizem com a necessidade do momento.
Como vemos:
Uma espécie de glamour é aplicada para vidro, cerâmica e metal.
Materiais luxuosos estão evidentes, como pedra natural e mármore e texturas com veios maximizados. Influências Art Déco são visíveis na aplicação de finas linhas metálicas.
Na feira / Fuori Salone
Reedições de ícones como a Leggera da Cassina para o ambiente externo.
OFF BEAT – AR ALEGRE
O otimismo deixa a negatividade para trás, trazendo uma sensação de alegria e prazer.
Do mesmo modo, a resiliência (capacidade de resistir e se adaptar a mudança) está se transformando em uma prioridade emocional pós pandemia e com isso, os consumidores acabam em busca da auto aceitação com ambientes mais autênticos, coloridos e reais, com mais espontaneidade e liberdade criativa.
Como vemos:
Energia e criatividade refletem o desfrute da vida.
Cores alegres ainda que em mate, formas orgânicas que abraçam, tecidos e superfícies superconfortáveis e sensíveis ao tato. Um design focado para a felicidade.
Na feira / Fuori Salone
Linha Fun Fendi
Para finalizar:
SUPERFÍCIES
TECIDOS SENSORIAIS – Muito boucle, linhão e veludo
TRAMADOS -Tramas entrelaçadas com fibras recicladas resgatam a estética de maxi tricôs
fazendo referência ao artesanal.
CORES
TONS TERROSOS -A terra e suas infinitas tonalidades da natureza.
Do ocre ao laranja, da terracota ao marsala. Muito azul, em maioria petróleo e o verde continua em cena.
FORMAS
O MUNDO É REDONDO
Adeus, cantos!
Se Milão deixa um recado, é a preferência das marcas pelas formas arredondas.
Elas aparecem em peças de diferentes tamanhos, propostas e usos, conferindo um ar mais acolhedor e menos racionalista aos ambientes.
Renata é arquiteta, tem uma agência de tendências e curadoria com foco em design, arte e arquitetura. Todos os anos organiza a “Imersão Milão”, uma jornada Imersiva Estético Sensorial, em um dos maiores eventos no mundo do design, na semana de design de Milão, pela feira e pelo “fuori salone” apresentando todos os destaques, as tendências, inovações e tudo o que acontece no Zeitgeist.*
*O mundo muda a todo instante e, com isso, certamente vão existir mudanças no comportamento das pessoas e em sua maneira de consumir produtos e serviços. Por isso é tão importante conhecer o Zeitgeist. Este conceito ajuda empresas a entender o comportamento do consumidor e conhecer melhor as tendências do mercado.
O conceito de Zeitgeist pode nos ajudar a entender as tendências contemporâneas para que possamos estabelecer conexões com os consumidores. Zeitgeist é uma palavra em alemão que significa “O espírito do tempo.” – Via Remessa On line