Apartamento com décor escandinavo contemporâneo e influência da cultura japonesa, com 145m2, em Niterói, tem o projeto assinado pelo escritório Up3 Arquitetura
Localizado em Icaraí, bairro no município de Niterói (RJ), este apartamento de 145m2 foi recém-adquirido por um casal de empresários de meia idade, com dois filhos (um adolescente e uma bebê) para ser a nova morada da família. Assim que receberam as chaves da construtora, eles contrataram os arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Up3 Arquitetura para desenvolver um projeto sob medida para suas necessidades e gostos.
“Eles queriam ambientes amplos e claros para receber confortavelmente amigos e parentes. E pediram um projeto ao mesmo tempo leve e sofisticado, com presença de cor apenas nos detalhes”, conta o arquiteto Cadé Marino, um dos sócios da Up3. Outra demanda apresentada pelo casal foi ter a opção de integrar totalmente a cozinha à sala.
Segundo Cadé, na entrega das chaves a planta original do apartamento tinha quatro quartos. No projeto da Up3 Arquitetura, o quarto vizinho à suíte do casal foi anexado para criar um closet e aumentar a área da suíte como um todo. Outra grande mudança foi a abertura total da sala para a varanda (de 28m2) para criar uma integração entre os ambientes de estar e jantar e o novo espaço gourmet.
“Sem dúvida, esta solução trouxe mais conforto, amplitude e luz natural para todos os espaços”, avalia Michelle Wilkinson, arquiteta sócia da Up3. “Além disso, pensando na funcionalidade e na iluminação, demolimos o quarto de serviço, que não era necessário para os clientes, para melhor integrar a sala e a cozinha. E removemos o lavabo da planta original para ampliar o espaço da sala, já que as visitas podem usar o banheiro social do apartamento”, completa ela.
O projeto se baseou no estilo/décor escandinavo e foi influenciado pela cultura japonesa, criando um conceito leve, cool, sofisticado, com bastante fluidez. O estilo escandinavo está presente nos tons mais frios, na funcionalidade dos ambientes e no minimalismo, além da iluminação natural farta em todos os espaços. Já a influência japonesa aparece no uso da madeira em tons mais claros, presença de vegetação natural, integração do externo com o interno e nas formas orgânicas.
No que se refere à decoração, tudo é novo, com destaque para as formas orgânicas, presentes em vários ambientes do apartamento, como a mesa e as cadeiras de jantar, as mesas de centro, o espelho do banheiro e o grande painel curvo de marcenaria ripada no quarto do casal, contribuindo para aumentar a sensação de leveza e fluidez dos espaços.
“A presença de estantes vazadas e móveis com estrutura tubular fininha, de aço carbono, também ajudaram a reforçar essa atmosfera leve”, comenta Thiago Morsch, arquiteto sócio da Up3.
O grande diferencial da cozinha é, sem dúvida, o revestimento de madeira clara que envolve todo o espaço – piso, paredes e teto, dando a sensação de uma grande caixa que, por vezes, mimetiza os armários, executados no mesmo material. Outro grande destaque da cozinha são as portas tipo camarão, em serralheria branca com vidro jateado, que permitem integrá-la totalmente à área social ou isolá-la, quando necessário, sem comprometer a passagem de luz natural.
Na suíte do casal, o painel de marcenaria ripada com design curvo e acabamento em laca branca é o ponto focal do ambiente. Além de mimetizar a porta de acesso ao banheiro, este recurso deixou o espaço mais homogêneo, fluido, minimalista, leve e sofisticado.
Já no quarto do filho vale destacar, de um lado, o desenho branco personalizado de astronauta aplicado sobre o painel escuro, que invade a parede, pintada no mesmo tom da marcenaria; do outro lado, atrás da bancada de estudos, chama a atenção o painel perfurado (Pegboard) que, além de ser um elemento estético, é bastante funcional para o dia a dia do adolescente.
Por fim, no quarto da bebê o destaque fica por conta da parede bicolor com molduras que simulam boiseries e deixaram o ambiente divertido e elegante ao mesmo tempo.
Uma curiosidade do projeto é a composição de 16 pequenos quadros de lua em destaque na sala de estar, que foi criada pelo próprio escritório Up3 a partir de imagens que os arquitetos compraram na internet. O resultado, que agradou em cheio os moradores, tornou-se um elemento único e inusitado no décor.
Autoria do projeto: Arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório Up3 Arquitetura
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco