Pequeno apartamento em Botafogo – Rio de Janeiro, com 130m2 (incluindo as varandas), repleto de boas soluções em espaços para armazenamento e na decoração, projeto da Beta Arquitetura.
Os clientes (casal com dois filhos de 14 e 8 anos), adquiriram o imóvel na planta e saíram de um antigo para esse novo, durante a pandemia, atraída também pelo fato de haver piscina e clube no condomínio
Quando compraram o apartamento na planta, os clientes acharam que os cômodos seriam mais amplos. Mas ao vivo tudo pareceu menor. Então, eles pediram um projeto que fizesse tudo parecer maior. No que se refere à decoração, no geral, eles pediram toques industriais, sem móveis e paredes brancos. Todos os cômodos foram trabalhados pelos arquitetos onde cada m2 foi pensado para ser usado no dia a dia e 100% da decoração é nova.
A varanda foi fechada com vidros modelo sacada e anexada à sala para ampliar a área social, onde antes mal cabia um sofá de 3 lugares, e a cozinha foi integrada à sala.
Graças às bem boladas e boas soluções em marcenaria, no quarto Lucas, de apenas 8m2, couberam armário, bancada, cama, tv e sobrou até espaço para ele brincar.
A cozinha com a ilha em granito e, acima dela, a estrutura metálica com prateleiras vazadas, fixada no teto e os trilhos pretos de iluminação fixados no teto da sala, ajudaram a criar uma atmosfera sutilmente industrial, estilo que os moradores gostam.
A mesa de jantar com base e tampo de vidro transparente, que deixou o ambiente visualmente mais leve e maior. O material destacou ainda mais a beleza das cadeiras Cesca, com assento e encosto em palhinha, um clássico de Marcel Breuer dos anos 20.
Ao fechar a varanda da suíte do casal com vidro, o quarto ganhou um precioso espaço extra de 1 metro, permitindo a instalação de mais armários, closet e uma cama queen size. A parede atrás da cama de casal, que foi integralmente revestida com painel de madeira ripada, deixou o ambiente ao mesmo tempo moderno e acolhedor.
A filha Juliana pediu aos arquitetos para usarem qualquer cor em seu quarto, menos rosa. Eles sugeriram o azul Tiffany (que foi aceito de cara) e jogaram outros tons na colcha.
Fotógrafo: Denilson Machado, do @mca_estudio
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco