Limpeza e diversão com as crianças , é possível! Nesses tempos de pandemia, precisamos ser criativos com a crianças em casa a maior parte do tempo.
Embora a maioria das pessoas não goste de fazer faxina, a limpeza também tem um lado positivo: uma casa limpa é uma casa saudável. Quando se faz a limpeza sozinho, não há muita motivação, por isso fomos procurar maneiras de incluir as crianças para que elas também ajudem a limpar a casa.
É fim de semana e seus filhos começaram a esvaziar todas as caixas de brinquedos. Mesmo que você ache impossível convencer as crianças a ajudá-lo, você pode estar errado. Com alguns truques, você pode convencê-los rapidamente a ajudar a limpar e arrumar a casa. Apresentamos a você o conceito de limpeza rápida, adaptado para crianças.
Mas antes, veja o infográfico, segundo o método Montessorian, das tarefas domésticas que seu filho pode ajudar acompanhando a idade da criança. Gráficos via Incrivel Club.
Faça uma lista
Como acontece com quase todos os projetos de sucesso, o planejamento é importante. Faça listas simples do que precisa ser limpo, em que cômodo e quando. Em seguida, coloque tudo em um cronograma – os especialistas dizem que isso tem 80% a mais de chance de se tornar realidade. E, verdade seja dita, realmente funciona. Especialmente, quanto mais a família se acostuma com a limpeza rápida semanal, mais rapidamente ela é feita.
De acordo com as habilidades e a idade, as crianças devem cuidar de seus quartos, e os pais devem dividir as tarefas de acordo com suas preferências – alguns preferem aspirar o pó, enquanto outros preferem limpar as janelas – todos devem assumir o que preferem.
Simplifique
Vá com calma. Muitas vezes acontece que, na pressa da limpeza, as pessoas lidam com as coisas de forma excessiva. E ficam logo exaustas. Não exagere. Tanto se você morar em uma casa de 3 andares quanto em um apartamento de 50 m2, é importante começar pela limpeza geral dos ambientes. Somente depois de limpar um cômodo (da sujeira e do excesso de bagunça), você passa para outro. Ao limpar e arrumar vários cômodos ao mesmo tempo, pode acontecer de você não terminar nenhum deles, o que tira a sua vontade de continuar no dia seguinte e, assim, a casa acaba ficando ainda mais bagunçada.
Transforme o trabalho em um jogo
Pergunte a seus filhos se eles gostariam de fazer uma caça ao tesouro. Desenhe para eles um plano do que procurar e coloque em um balde, ou, se eles já souberem ler, faça uma lista. Tente estimular a imaginação deles e peça que encontrem algo redondo, pequeno, azul… Se eles perderem a vontade de cooperar enquanto recolhem os brinquedos e roupas, tente estimulá-los pedindo a eles que peguem apenas mais três ou quatro coisas. Além disso, se você disser que você vai recolher cinco coisas, certamente seu filho vai querer competir com você e tentará recolher seis.
Pequenos prêmios, grandes resultados
Ofereça às crianças uma pequena recompensa em troca da limpeza. Sugira, por exemplo, que se ajudarem, elas poderão assistir um filme e comer pipoca à noite. Ou esconda alguns trocados pela casa que, se elas encontrarem, poderão guardar para si.
Espanando e aspirando o pó
As crianças adoram usar um aspirador de pó ou fazer uma nuvem com o espanador para limpar a poeira. Você também pode fingir que está limpando a casa porque à noite haverá um baile em homenagem a Cinderela na sala de estar.
Lavando o chão
Panos molhados, esponjas e um balde de água encantam todas as crianças. Deixe-as limpar o chão, enquanto você as segue com um pano. Não se preocupe se o chão não estiver tão limpo como de costume, quanto mais vezes você deixá-las limpar, mais rápido elas aprenderão.
Post via Gorenje
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.