Conhecida por celebrar a união entre peças antigas e contemporâneas, a mostra Modernos Eternos BH acontece neste ano em formato 100% virtual. 59 profissionais assinam 39 ambientes, no evento que também abre as portas para a arte e a cultura
O conceito mix&match é o alicerce da mostra Modernos Eternos, que em 2020 acontece, na edição mineira, entre 3 e 30 de novembro. Este ano, o evento ocorre por plataforma digital, no site modernoseternosbh
A mistura entre peças antigas e contemporâneas é o que guia a mostra, um espaço aberto também para a arte e a cultura. São 39 ambientes assinados por 59 profissionais e 35 empresas parceiras, marcas que ofertam soluções em design para todos os estilos.
O imóvel, localizado entre a Praça do Papa e a Serra do Curral, recebe não apenas a 5ª edição, 100% virtual, como também prepara o terreno para o evento em 2021, quando a 6ª edição, marcada para o primeiro semestre, será realizada no formato original, presencial, e também digital, modelo que chegou para ficar. A concepção online é viabilizada em parceria com a ReVirtua, empresa de novas tecnologias.
Nesta edição da Modernos Eternos, aclamado chef mineiro Leo Paixão conta com os parceiros Gui&Gabi, que chegaram da Espanha este ano para abrir um restaurante em Belo Horizonte e, com a pandemia, precisaram dar uma pausa no projeto e criaram um delivery, que é preparado da cozinha de casa. O restaurante ficará pronto em breve, trazendo para a capital mineira mais um local sensacional para se comer muito bem. Além do Gui&Gabi, o Glouton, Nicolau Bar da Esquina e Nico Sanduíches completam a ala gourmet.
Um dos principais objetivos da Modernos Eternos é dar visibilidade para profissionais e fornecedores, ampliando a noção da simples exposição de seus trabalhos, para uma realidade mais palpável sobre as oportunidades de comercialização, fomentando o mercado de arte, design, decoração, arquitetura, e toda a cadeia produtiva do setor, incluindo os lançamentos anuais.
A identidade da mostra está em promover estímulos e experiências sob um ponto de vista cultural e de lifestyle diferente, unindo o design consagrado a objetos com significado atemporal.
“Nosso objetivo é levar esta experiência única, em que o visitante se sente passeando por uma galeria de arte, uma exposição contemporânea com suas instalações, ou mesmo um museu, compartilhando e expandindo o conceito da mostra (ver, sentir, apreciar e aprender) para outros públicos“, diz Josette Davis, curadora e realizadora da mostra na capital mineira.
Uma série de eventos paralelos se somam à programação, com atividades especiais e ações de cultura, arte, moda e história. No pontapé para a temporada cultural, chamada Modernos Talks, a face frontal da casa Pouso Geométrico, que abriga a Modernos Eternos, irá receber uma grande projeção mapeada. Em 17 de novembro, nos elegantes arcos do imóvel nascerão formas, desenhos, fragmentos, em ritmo e cor, em uma leitura poética da fachada concebida pelo arquiteto Gustavo Penna.
POUSO GEOMÉTRICO
Com o panorama aberto para o horizonte da cidade, a construção que abriga a Modernos Eternos 2020 foi projetada em 1977 pelo arquiteto mineiro William Ramos Abdalla e concluída em 1981, com inspiração em um curioso movimento da arquitetura, o brutalismo.
Batizada Pouso Geométrico, a residência está inserida harmonicamente ao contexto paisagístico, em um caminho de sintonia com a carta solar e a implantação arquitetônica no terreno. A casa repousa na visão descortinada em 360º entre a Serra do Curral, ao Sul, e a Praça do Papa, com o horizonte da cidade, ao Norte.
A estrutura quadrada sustentada por pilares recebe moldura em concreto e a Serra do Curral aparece em toda sua magnitude em generosas superfícies envidraçadas. Um diálogo entre as montanhas e o horizonte, a morada é uma verdadeira obra de arte e está entre as mansões mais icônicas da cidade, para deleite de arquitetos do mundo inteiro.
MODERNOS ETERNOS STREET
O Modernos Eternos Street é uma ação já consagrada do evento. Em 2019, 13 arquitetos e designers idealizaram cadeiras e bancos para uma instalação na Praça do Papa. A partir da aplicação de diferentes soluções em aço, com fornecimento da Arcelormittal, peças funcionais e arrojadas permitiram uma interatividade maior com o público.
Para esta edição, com a restrição da ocupação de espaços públicos devido à pandemia, a mostra firmou parceria com o Ponteio Lar Shopping, que abrigará a Modernos Eternos Street 2020. A ação marca o calendário de início da mostra, trazendo para a cidade um pouco mais do olhar moderno e artístico característico do evento.
Profissionais foram desafiados a criar estampas utilizando a paleta de cores 2021 da Sherwin-Williams, para revestir as quatro faces de 24 caixas em MDF branco, da Berneck, em parceria com a Distribuidora Madeira Paranaense, produzidas pela Brasil Criações, companheiros na exposição.
As caixas receberão, por dentro, uma intervenção por 24 artistas plásticos, que as transformarão em dioramas, seguindo o tema Literatura clássica brasileira. Cada artista vai interpretar uma cena estática de um livro, com curadoria da Academia Mineira de Letras, apoiadora da Modernos Eternos nessa iniciativa.
A curadoria dos artistas foi feita por Marcos Esteves e Paulo Apgáua. A ideia, concebida por Carolina Davis e Rafael Medeiros, é sair da caixa e usar a criatividade para repensar um objeto comum, fazendo dele algo extraordinário.
SOLIDARIEDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
O passe solidário Modernos Pass é uma iniciativa criada nesta edição da Modernos Eternos para apoiar o projeto Dias Melhores. Trata-se de um movimento integrado por um grupo de mulheres e empresárias que se uniram voluntariamente para a campanha de contribuição na luta contra a COVID-19, em diferentes frentes de ação.
O trabalho tem o objetivo de criar a ponte entre necessidades urgentes e empresas e pessoas dispostas a fazer parte dessa corrente de amor e solidariedade. Na etapa em curso, a campanha se une ao projeto Comunidade Viva sem Fome, que atende, com a distribuição de cestas básicas, a população carente e mais vulnerável de Belo Horizonte e região metropolitana.
SOBRE A MODERNOS ETERNOS
Esta é a 5ª edição da Modernos Eternos em BH, criada em São Paulo em 2014, onde neste ano a 7 ª edição também aconteceu em modelo 100% virtual. Agora, o evento toma o prumo da expansão. A ideia é ampliar o alcance, com a aposta no sucesso de uma nova fase. Começando pelo Rio de Janeiro, está previsto o nascimento de outras franquias pelo país.
Sócio fundador e curador em São Paulo, o jornalista, editor e empresário Sergio Zobaran é pioneiro em curadoria de mostras no Brasil desde 2011. Tem 35 anos de atuação no mercado, em um relacionamento único com o segmento de arquitetura, design e decoração.
Na capital mineira, a realização e curadoria fica por conta de Josette Condurú Davis, sócia da Modernos Eternos. Josette trilhou um caminho frutífero ao longo do trabalho em revistas de decoração e moda, que desempenhou entre 1985 e 2015, além de consultoria para empresas do ramo.
Desde 1992, é sócia-diretora da Sette Promoções e, em 2007, lançou a Morar Mais por Menos em Belo Horizonte. Em 2016, trouxe a Modernos Eternos para a cidade. Nas horas vagas, é ativista ambiental – mantém um santuário de vida silvestre.
Mais imagens:
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco