O pedido dos clientes – casal jovem com dois filhos gêmeos – era a criação de um espaço agradável na varanda, uma Varanda Multiuso, onde pudesse preparar churrasco no final de semana, porém deixando espaço livre para as crianças e seus brinquedos.
Com área total de 100m2, o apartamento com sala, varanda multiuso com churrasqueira, lavabo, quarto e banheiro de serviço, uma suíte e dois quartos atendidos por um banheiro social, teve como ponto principal do projeto a otimização do espaço e o uso de diferentes cores nos ambientes, sem pesar visualmente.
Além disso, toda a decoração é nova e segue o estilo contemporâneo-industrial.
O projeto de reforma e decoração (que demorou 3 meses) de todos os cômodos do apartamento – que não teve modificações na planta do imóvel- incluiu o detalhamento dos móveis novos, iluminação, revestimento das paredes e novo layout. Somente o piso e algumas bancadas do apartamento foram mantidas.
A arquiteta Amanda Miranda teve total liberdade para projetar um lar moderninho para a jovem família. Para isso, utilizou tijolo na parede da TV e elementos pretos (como as luminárias e adornos) para trazer um pouco do estilo industrial, balanceando com cores suaves como o verde menta, presente no buffet e alguns adornos.
A mesa de jantar foi projetada em estilo “canto alemão” com o objetivo de deixar mais espaço livre para circulação, já que o apartamento é relativamente pequeno para três quartos. A poltrona e a mesa de apoio foram abortadas da sala de estar com este mesmo propósito.
Originalmente, a varanda já tinha uma churrasqueira elétrica revestida com tijolinhos que o casal queria aproveitar. A arquiteta projetou uma prateleira sobre ela para apoiar adornos e plantas, além armários sob a bancada e um grande banco com gavetões embaixo para guardar os brinquedos das crianças.
De um lado do banco, o frigobar retrô vermelho serve de apoio para o café, enquanto do outro lado um móvel com rodinhas pode ser usado para apoiar bebidas, plantas e até livros. A pequena mesa para refeições na varanda foi um pedido dos moradores.
Na decoração da sala, optou-se por uma base neutra em tons de cinza, que vai da parede de tijolinhos ao sofá, mesclando com alguns elementos pretos, como luminárias e adornos.
Para contrabalançar, o buffet é verde menta e os quadros, almofadas e pequenos adornos tem tonalidade rosê. Para “aquecer”, a madeira se faz presente em alguns móveis da sala.
“A gente queria um ambiente com um toque no industrial em concreto e preto, mas com um ar mais suave”, explica Amanda Miranda.
Como a maior parte das cozinhas dos apartamentos novos tem formato de corredor, a arquiteta criou, na entrada, uma pequena bancada para refeições rápidas, com fundo espelhado para o espaço parecer maior e mais agradável. Os clientes pediram a ela uma cozinha bem clara, mas com um toque de cor.
“Optamos pelo azul royal, presente no nicho do armário superior, logo na entrada, e nas cerâmicas com estampa geométrica que revestem a parede ao longo da bancada principal da cozinha. Já armários são brancos com as básculas superiores em vidro cinza”, explica a arquiteta.
“Gostei muito da criação dos espaços de convivência que foram otimizados para vários usos, especialmente a varanda que que hoje abriga churrasqueira, café, brinquedoteca, bebidas, leitura etc. E da liberdade que tive para trabalhar cores diferentes em cada cômodo, mas mantendo uma leveza no resultado, finaliza a arquiteta.
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Conheça também nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco