A casa em Salvador, com vista espetacular para a Baía de Todos os Santos, do arquiteto Marlon Gama, atende ao perfil de um homem jovem que gosta de arquitetura clássica e do design contemporâneo, e recebe muitos amigos.
O projeto da casa de 500m², feito pelo arquiteto-proprietário, prima pelo conforto e bem-estar das áreas sociais e prioriza o aproveitamento da vista espetacular para a Baía de Todos os Santos, em Salvador, Bahia.
Sua forma foi modificada quando o arquiteto ampliou a área física dela e fez uma nova implantação no terreno, mantendo, porém, parte da estrutura e algumas paredes originais.
Piscina com borda infinita é toda revestida em pastilha cerâmica 5×5 em dois tons de azul (um mais claro e outro mais escuro) abraçando e de certa forma dando continuidade ao mar, essa vista espetacular para a Baía de Todos os Santos.
Destaque para a fachada da casa, boa parte dela mantida. Serviu de ponto de partida para a construção do muro que hoje esconde a fachada da edificação.
Os quartos foram mantidos como na planta original, diferente da área social da casa, em que muitas das paredes foram demolidas para consequente integração das áreas.
A inspiração do projeto foi a própria edificação, de estilo clássico, que por sinal é predominante em boa parte do casario que compõe o cenário arquitetônico na capital baiana, aliada a localização do imóvel, que exigia naturalmente a valorização da vista – uma das mais belas da cidade, debruçado sobre o mar da suntuosa Baía de Todos os Santos.
Quase todas as paredes, estruturas, pisos de madeira e materiais foram mantidos, sendo alguns até mesmo restaurados na reforma.
- Interiores
Marlon Gama falou com exclusividade aqui para a Conexão Décor, sobre a decoração e as obras de arte da sua casa.
“Eu sempre chamo a minha decoração de contemporânea. Pois ela possui elementos que ou marcaram a história da arte ou da decoração e outras que continuam marcando e tenho certeza que estarão presentes no futuro.
Gosto de compor móveis básicos, retos, mobiliário de design italiano e nacional com coleções que faço de variados temas como pincéis japoneses, muranos antigos cor de rosa e peças italianas.
Livros? Sempre! Muitos! De variados temas.
Apesar de não ter idade, comecei recentemente uma coleção de bengalas antigas rsrs
Acredito numa decoração como a que tenho em casa, onde se mistura elementos diversos e eles se harmonizam, pois ali está presente a história do dono da casa.”
Alguns dos artistas que compõe a coleção de arte:
Obras de Franz Krajberg, Caribé, Daniel Senise, Sued, Armarinho e Antônio Dias;
Obras de Tenteiro, Moisés Dantas e Emanuel Araújo;
Obras de Sônia Ebling, Portinari, Amita Malfati e Zé de Dome;
Você já conhece nossas redes sociais?
Já segue a Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu