Ateliê Baobá Mostra: Decoração com Propósito

0 Ações
0
0
0

Ateliê Baobá Mostra: Decoração com Propósito

A 1a mostra infantil 100% online.

Antes mesmo da chegada de um cenário no qual tudo leva ao digital, a marca Ateliê Baobá  enxergou abertura no universo online para criar experiências além do sensorial.

Em janeiro de 2020, começou a ganhar forma um conceito inovador para apresentar tendências e comunicar necessidades essenciais ao desenvolvimento dos pitucos: a ‘Ateliê Baobá Mostra: Decoração com Propósito.

Um evento de decoração 100% online, que leva para as casas de cada família a possibilidade de se sentir, de fato, caminhando por ambientes infantis e compreender cada escolha das arquitetas – tudo via plataforma digital.

“O projeto consiste em contar para mães, pais e, por que não, para outros profissionais do nosso mercado, sobre a importância de pensar ambientes infantis que colaborem para o desenvolvimento dos pequenos, seja ele físico-motor, cognitivo, emocional ou social”, explica Juliana Franco, fundadora da marca e idealizadora da mostra.

Para dar vida aos espaços inspiradores em 3D, 10 arquitetas especialistas no ramo de decor infantil foram convidadas para criar projetos exclusivos e que estivessem conectados com o olhar da psicóloga, pedagoga e psicopedagoga Elizabeth Monteiro, especialista em desenvolvimento infantil.

“Queremos mostrar como as crianças podem crescer em ambientes que aliam design e diversão a um crescimento cheio de aprendizagem, autonomia e criatividade”, pontua Juliana.

Ao entrar na mostra, online no site da marca, é possível analisar cada pedacinho dos projetos – além de conhecer os produtos do Ateliê Baobá e de todas as marcas parceiras, estando a um clique de distância de uma possível compra também.

O trajeto entre os espaços se dá por uma convidativa narração, ainda que seja possível acompanhar tudo via leitura também.

O toque especial será o tour virtual 360 graus, em breve em todos os ambientes da mostra.

O “propósito”, lema do evento, faz com que o senso comum de uma mostra de decoração fique de lado, uma vez que visões como as de Jean Piaget, Maria Montessori e Pikler tenham sido aplicadas a cada decisão das profissionais enquanto elaboravam as ambientações.

Além disso, o “ingresso” para conhecer os ambientes é via doação – uma possibilidade não obrigatória, mas que  ajuda as famílias assistidas pela Instituição Unibes.

As portas estão abertas para você!

QUARTO DO BEBÊ:  por Cris Passos

Nesse ambiente, a criança pode desenvolver autonomia e liberdade com segurança, uma vez que metodologia montessoriana foi a inspiração da arquiteta Cris Passos para projetar o quarto do bebê, que ganhou cores cheias de personalidade e com proposta unissex.

Um espaço real, com propostas concretas e um apelo lúdico indubitavelmente incrível.


QUARTO DO BEBÊ
por Beatriz Quinelato

Os benefícios de estar em contato com a natureza são inquestionáveis.

Por isso, criar uma atmosfera de paz, com elementos naturais, madeira e muito verde, foi a proposta da Beatriz Quinelato, responsável por projetar esse quarto de bebê de 15m2 – que ainda conta com uma pequena varanda, fundamental para criar esse clima tão necessário na nossa vida urbana.


QUARTO DO menino – 2 A 6 anos,
Assinado por Bá Cla

Chegamos num quarto no qual a fantasia e o lúdico estão por toda a parte!

São generosos 33 m2 que inspiram o verdadeiro “faz de conta”, uma das coisas mais importantes nessa fase de 2 e 6 anos de idade.

O projeto arquitetônico do “Quartinho Lunar” é cheio de brincadeiras e foi feito para um menino, o pequeno Otto.


QUARTO Da menina – 2 A 6 anos,
Assinado por Duda Senna

Ao “entrarmos” nesse quartinho já visualizamos mesmo a sua essência: um projeto real e tangível àqueles que queiram reproduzir um ambiente como este em suas casas.

E foi mesmo esse o foco da arquiteta Duda Senna para projetar um espaço de uma menina na faixa etária de 2 a 6 anos.

Trata-se de um “quarto-quarto”, que ajuda a estabelecer a rotina da criança e que valoriza a qualidade do sono, tão importante para o seu desenvolvimento saudável.


BRINQUEDOTECA – 2 A 6 ANOS –
Assinado por Coletivo PN+

A brinquedoteca – com a bonita proposta de atender brincadeiras livres, construídas pelas próprias crianças.

Esse é o conceito criado pelo Coletivo PN+ que, dentro de 18m2, conta com diversos elementos que que permitem imaginar, representar e simbolizar.


QUARTO compartilhado
Assinado por Gabi Work

Esse combo de quartinhos tem impacto afetivo, já que foi pensando em uma solução futura para os seus próprios filhos, que a arquiteta Gabi Marques projetou um quarto compartilhado – mesmo tendo dois cômodos disponíveis em casa.

Ao invés de cada filho ter seu cantinho separado, ela quer estimular o convívio entre eles.

A ideia é juntar os dois cômodos e, ao mesmo tempo, separar os ambientes em diferentes funções: um exclusivo para descanso e outro para brincar e fazer as atividades da escola.


BRINQUEDOTECA – 0 A 2 ANOS,
Assinado por Elefante Design

Na nossa brinquedoteca para bebês, “um espaço seguro para brincar livremente” foi o conceito que guiou a arquiteta Tatiana Machado, da Elefante Design.

São tantos cantinhos totalmente atentos aos propósitos que fica difícil não citar todos eles.


VARANDOTECA –
Assinado por Decor Petit

Inspirada por uma nova forma de ocupar a casa – e mais precisamente a varanda – , Izabella Escabeche, da Decor Petit, projetou a “Varandoteca”, um espaço pensado para a família das gêmeas Cora e Laura, de 4 anos, e do caçula Bento, de 2 anos.

O espaço mede 16m2 e será transformado não só em uma brinquedoteca para as crianças, mas também contará com cantinho de leitura e descanso para os adultos.

Um espaço lúdico, colorido e cheio de estímulos criativos, onde toda a família se apropria e passa o tempo junto.


espaço sensÓrio-perceptivo psicomotor –
Assinado por Lá Na Teka

Desenvolvido pelas arquitetas Anike Tomanik e Kalyn Diegues, do Lá Na Teka, o espaço traz design  humanizado.

Com estrutura baseada em arcos, ele foi todinho pensado de forma a estimular o desenvolvimento sensório-perceptivo e psicomotor das crianças.


QUARTO compartilhado,
Assinado por Uêbaa Design

Projetar um quarto para ser compartilhado pela Maria Fernanda, de 6 anos, e pela Mariana, de 6 meses, foi um desafio e tanto!

As diferentes idades possuem necessidades distintas e bem pontuais.

Além de procurar atender a cada criança, o projeto de 15m2, assinado pela Andrea Chapira, da Uêbaa Design, teve como missão apresentar soluções que funcionarão por muito tempo, acompanhando o crescimento de ambas.

Esse quartinho compartilhado é um exemplo perfeito para quem não tem muito espaço dentro de casa, situação cada vez mais comum hoje em dia.

Tornar um ambiente uma coisa só, quarto e brinquedoteca, é uma solução muito prática, muito funcional.


Conheça nosso Pinterest! Repleto de imagens para te inspirar.

Você já conhece nossas outras redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG: Mostra Atelie Baoba

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR