Nascida no Rio em 2004, a mostra Morar Mais por Menos
inaugura edição em São Paulo nesta quarta-feira (02/10), com coquetel para imprensa e convidados.
Evento abre ao público na quinta-feira (03/10).
Nascida no Rio em 2004, a mostra Morar Mais por Menos está ganhando uma edição em São Paulo esse ano.
Será no bairro Alto de Pinheiros, de 3 de outubro e 17 de novembro, com 60 ambientes assinados por arquitetos, designers e paisagistas, acomodados em duas casas vizinhas de arquitetura modernista, construídas na década de 1960.
O local escolhido para propagar o conceito “mais por menos” proposto pela empresárias Ligia Schuback e Sabrina Schuback Rocha, idealizadoras do evento e também organizadoras da edição carioca, não foi à toa e tem seu protagonismo nesta história.
“Erguidas na mesma época, as casas pertencem a duas famílias que se tornaram amigas ao longo dos anos e fizeram delas palco de muitas encontros e celebrações. Essa atmosfera de boas energias ainda está por ali. Mesmo que hoje estejam vazias, permanece o ar de festa, familiaridade e cumplicidade. É tácito o respeito e amizade que existe entre as famílias. É o clima de acolhimento que buscamos transmitir com o Morar Mais”, conta Ligia.
Confira abaixo, nas fotos do fotógrafo Juliano Colodeti (do MCA Estúdio), alguns ambientes da edição paulistana.
Canto de Trabalho – arquiteta Julyana Bortolotto
O espaço alia mobilidade a boas soluções, com criatividade e funcionalidade.
Os móveis são soltos e de porte médio, facilitando a troca de layout quando convier.
As paredes ganharam cores através do uso de adesivos e tintas, um recurso barato que pode ser renovado sem muito custo.
O piso laminado, assentado sobre o piso existente, diminui a necessidade de obra, produzindo menos entulho, além de ser um material ecologicamente correto.
A madeira utilizada para criar as molduras é de refugo de marcenaria, sobras de cortes usados na fabricação de móveis.
Luminárias e peças decorativas de qualidade e preços acessíveis provam que o bom design não precisa ser caro.
Banho do Casal – arquitetas Danielle David e Micheli Marques
Pensado para atender às necessidades de um casal e conferir agilidade e independência com sofisticação, o espaço dispõe de cuba e chuveiro em dupla, além de materiais com cores contrastantes.
Foram usados materiais de rápida instalação, pintura e revestimento vinílico lavável, além do revestimento hexagonal em destaque na parede principal do banheiro.
Os espelhos são peças soltas, com design diferenciado e material sustentável, e na área da banheira o paisagismo confere movimento e aconchego.
Sala de TV – arquiteta Olivia Cury
Levando em consideração o desejo de criar um ambiente simples e aconchegante, a escolha do mobiliário priorizou cores neutras, materiais naturais e peças com desenho minimalista.
O piso foi criado com retalhos de tapetes, destacando-se pela importância de transformar, reciclar e reduzir custos.
Os objetos traduzem a individualidade e os sonhos de quem vive nesse espaço.
Quarto do Menino – designer Cátia Alves
Pensado para um menino na faixa dos 10 anos, o quarto apresenta cores que remetem à brasilidade, além de elementos com fibras naturais e customização, conferindo conforto, funcionalidade e praticidade ao espaço.
Com área de estudos e atmosfera lúdica, o ambiente traz ainda produtos sustentáveis que valorizam artistas brasileiros e a inclusão social.
Espaço da Mulher Empoderada – Jessica Castelli, Paulo Kobayashi e Roberto Fazilari
O espaço foi pensado para mulheres entre 30 e 60 anos conectadas e que gostam de deixar o seu lar sempre aconchegante e confortável.
O projeto é baseado em materiais naturais e mobiliário reciclado, organizados de maneira elegante, despojada e funcional, refletindo o dinamismo da mulher moderna.
A manutenção de elementos da estrutura original do espaço aliada ao garimpo de peças em antiquários resultaram em um ambiente atemporal para morar e receber com aconchego e estilo.
Garagem café – arquiteta Mariana Cecchini
Para produzir o espaço foi gerado o mínimo de resíduo possível, sem geração de entulho e poluição sonora, reaproveitando paredes e piso que, com um bom projeto de interiores e iluminação, deram as bases para o Garagem Café.
Para completar a atmosfera retrô dos acabamentos, foram criados quatro arcos que conferem a ideia de um pé direito mais alto.
Nas paredes, murais com temas da natureza e da brasilidade acentuam o fundo azulejado.
As portas da garagem original foram usadas como biombos para a área contígua, reaproveitando todos os elementos do espaço original.
Apartamento QuintoAndar – designer João Marcos Calfat
Com soluções criativas para compor um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, com bom custo-benefício e mobilidade, o projeto tira partido de uma decoração sustentável e com elementos customizados.
Foram usados materiais de descarte como o painel de madeira feito com sobra de assoalho e o tapete de retalhos, entre outras recursos, conferindo um clima urbano e intimista.
A opção por móveis modulares facilita a reconfiguração do espaço e até mesmo a mudança para uma nova casa.
Quarto da Mãe Moderna – arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos
O quarto da Mãe Moderna é um refúgio para uma mulher de personalidade que gosta de ter a natureza ao seu redor.
O verde é uma presença forte no espaço, seja no mobiliário em tom pastel ou no adesivo com folhagens.
Acolhedor, prático e feminino, o lugar combina com a primavera e suas nuances, adotando elementos que simulam uma atmosfera natural – como o revestimento vinílico que remete à madeira, cestos de palha natural e tricô.
Quarto do Filho Adolescente – arquitetos Carina Pederzoli e Rodrigo Amaral
O espaço foi pensado para um adolescente que curte surfe e skate.
Não existe nada fixo e os móveis, além de leves, possuem rodízios, facilitando a mudança de layout que os jovens normalmente fazem entre a adolescência e o início da vida adulta, sem que isso implique em maiores gastos para seus pais.
Sala de Banho – designer Vanessa De Mani
Pensado como um local de refúgio e descanso, o espaço tem como proposta aguçar os sentidos: o tom verde, relaxante e calmante, proporciona bem estar.
A iluminação indireta, com circuitos automatizados, criam cenas de acordo com o momento e incorporam tecnologia ao espaço.
O box e as bancadas, com design exclusivo em acrílico tecnológico, que conta com elementos naturais em sua composição, criam um efeito inovador, além de proporcionar maior segurança em relação ao vidro.
Madeira de demolição com verniz náutico completa a bancada.
Um banco criado exclusivamente para o evento arremata o espaço.
Estúdio da Lareira – arquiteta Idalia Daudt
Provando que é possível apresentar espaços criativos, aconchegantes e funcionais com um valor acessível, o estúdio parte da lareira original da casa, datada dos anos 60, para compor um ambiente com elementos, móveis e objetos de inspiração retrô, mesclados aos estilos industrial e contemporâneo.
Para compor o espaço, que dispõe de um hall com área de trabalho, cozinha e jantar conjugados, além do estar, dormitório e banheiro compartimentados, foram realizadas intervenções mínimas, com objetivo de gerar menos resíduo.
Todas as instalações elétricas são aparentes e a iluminação é em LED, de baixo consumo.
Lado da cozinha:
Jardim Tropical Consigaz – paisagista Catê Poli
O Jardim Tropical Consigaz é um espaço de estar e confraternização.
Emoldurado por uma instalação com botijões de gás, é um jardim com plantas tropicais e folhagens exuberantes.
Foi usado mobiliário brasileiro de corda náutica, móveis de madeira bruta de manejo sustentável, tapetes para área externa, lareiras a gás, iluminação com LED e vasos em polietileno.
Jardim da Piscina – paisagista Marcelo Faisal
Por coincidência, o projeto paisagístico original do espaço foi realizado pelo próprio arquiteto e paisagista nos anos 2000.
Com restauração e preservação da arquitetura, foram introduzidas novas espécies junto à rica vegetação já existente, garantindo um projeto de baixíssimo custo, sustentável e com características tropicais.
O uso de tinta nos pisos e na piscina representa uma nova tendência de construções mais acessíveis e que demandam menos manutenções.
O mobiliário contemporâneo com materiais orgânicos e sintéticos humaniza e convida para o bem-estar e para a convivência.
Mini Golfe – paisagista Daniela Muniz e arquiteto Manuel Brancante
O Mini Golfe mostra que é possível colocar em qualquer empreendimento, como um condomínio ou um jardim, por exemplo, um espaço interativo nestes moldes.
Diferente de um campo de golfe profissional, esta versão tem o conceito mais lúdico.
Feito com grama sintética, é uma obra fácil e de baixa manutenção, consistindo em um espaço de lazer para toda a família
Serviço:
- Data: 03 de outubro a 17 de novembro
- Horário: terça-feira a domingo das 12h às 21h
Local: Rua Pedroso de Moraes, 2188 – Alto de Pinheiros
Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue o Conexão Décor?
Passa lá no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu