Casa NaTOCA: MOSTRA DE DECORAÇÃO E DESIGN INFANTIL ACONTECE EM SÃO PAULO

0 Ações
0
0
0

CASA NaTOCA: Edição Botânica

MOSTRA DE DECORAÇÃO E DESIGN INFANTIL ACONTECE EM SÃO PAULO

A mostra recria uma casa de família, apresentando 28 espaços sob medida para pais e filhos conviverem com criatividade e em total harmonia

Entre os dias 31 de agosto e 13 de outubro, acontece a primeira “CASA NaTOCA” em São Paulo, ocupando uma construção dos anos 50, com cerca de 500m2, no  coração do Jardim Paulista, a poucos passos do Parque Ibirapuera.

Para apresentar tendências e trazer o que há de mais criativo e surpreendente no universo do design e decoração infantil, a mostra reúne mais de 100 profissionais – de arquitetos a artesãos – que desenvolveram o conceito “Botânico” em 28 ambientes como salas, loft do casal, cozinha, quartos, bistrô, lojinha e jardins.

Idealizada pelas cariocas Simone Raitzik e Isabela Caban – ambas jornalistas e criadoras da revista online NaTocadesign – a designer Cris Barretto e a produtora Bruna Levinson, a “CASA NaTOCA, edição Botânica” chega a São Paulo, após duas edições de sucesso no Rio de Janeiro, com o convite para que pais e filhos conheçam ambientes onde a natureza está presente de forma contundente.

A proposta foi privilegiar texturas naturais, vegetação farta e elementos que remetem a uma vida mais livre, ainda que dentro de uma cidade tão cosmopolita como a capital paulista.

Tudo embalado por uma curadoria que apresenta soluções originais e exclusivas – garimpada entre ateliês e marcas de todo o Brasil.

Envolta em jardins, como um verdadeiro lar, a mostra manteve o estilo original do imóvel, preservando elementos como paredes moldadas em tijolos maciços e esquadrias de pinho de riga nas janelas, além do piso de tábuas de peroba do campo.

O  local também será palco para um agenda de encontros como talks, oficinas e atividades para envolver (e encantar) pais e filhos.

“Nossa ideia é apresentar uma típica casa de família, gostosa e aconchegante. Um espaço fluido e harmônico. Buscamos incentivar que os profissionais privilegiem um tom simples, com destaque para o artesanal e as texturas naturais. A natureza é a grande estrela dessa edição e toma conta do lado de fora, como o quintal e a fachada, e também invade a casa estampando papéis de parede, quadros e intervenções artísticas”, diz Simone.

AMBIENTES

Sala da Família  por: Leila Bittencourt (Oba! Arquitetura)

A arquiteta Leila Bittencourt se inspirou numa família moderna, que aprecia um espaço múltiplo, curinga, sob medida para conviver, relaxar e receber amigos.

Um lugar de encontros, onde as crianças são bem-vindas e podem brincar à vontade.

Além de muitos elementos naturais, como cachepôs de plantas, há um canto de escritório e uma casinha suspensa como um mezanino (aproveitando o pé direito alto), com direito a um balanço (Cocoon) para o bebê participar da farra.

O papel de parede, da Oba!, tem inspiração botânica e se junta a várias referências de estampas artísticas que, espalhadas pelo ambiente como “quadros”, imprimem um clima de atelier.

Entre os móveis, destaque para a mesa de centro, baixinha, desenho de Leila, com compartimentos sob medida para guardar brinquedos.

Há ainda uma poltrona vintage, assinada pela designer brasileira Aida Boal, verdadeira relíquia que Leila garimpou.

Uma das paredes traz ainda um grande painel interativo, reafirmando que o ambiente social da casa deve ser usado (e curtido) por todos: pais e filhos.

 

Sala de Leitura, por Hana Lerner Rosalen + Mooui + Fustta

A sala de leitura ganha forma nas mãos de três mulheres: a arquiteta Hana Lerner Rosalen, Thais Carballal (Mooui) e Marta Pruns (Fustta).

São 13 m2 que remetem ao encanto de antigas e divertidas bibliotecas, com mezanino, passagens secretas – é por aqui o acesso à casinha na árvore do quintal – e uma marcenaria lúdica, que abre portas para soltar a imaginação.

A Mooui, marca de decoração infantil sob o comando de Thais, conhecida por seu design exclusivo, alegre e nada convencional, lança aqui a coleção “Contos e Lendas”, presente na estampa do enxoval e nos papéis de parede.

A Fustta, em busca de traços cuja simplicidade viesse à tona de maneira elegante, assina a cama-sofá e ainda a coleção de cestos de vime made in Amazônia, transformados em luminárias pendentes.

Detalhe: um livro gigante, moldado em folhas de madeira e com página personalizadas por adesivos criados pela Mooui, promete ser pura diversão para pais e filhos!

 

Casinha na árvore, por Lá Na Teka + Atelier Maria Florzinha

A casa da árvore, assinada pela Lá Na Teka, foi construída em madeira maciça, em poucos dias, pela empresa Casa na Árvore.

Compacta, com apenas 5m2, tem o interior tingido de branco, com detalhes em fibra natural e se inspira em um estilo Boho, relaxante.

O atelier Maria Florzinha completa a brincadeira com suas folhas rústicas, feitas de cordas tingidas, que envolvem a árvore como um cipó, além de uma mandala de tricô, estimulando a imaginação das crianças.

Apelidado de “Lá na Casinha”, o ambiente é acessado por uma passagem secreta, ou seja, pela janela da sala de leitura.  

 

 

Home office por 

 

 

Homenagem à Teca Toscano – uma mãe influencer que trabalha com terapias holísticas e espiritualidade – o home office de Carolina Vilarino e Simone Lescher Fagundes, do Studio Adoleta, é compacto, mas com cada cantinho super bem-aproveitado.

A marcenaria, assinada pela JM, foi toda desenhada pela dupla e inclui um mezanino, canto zen para meditação e ainda a bancada.

Para os pequenos, há espaço para brincadeiras e leitura, reforçando o conceito multifuncional e prático do ambiente.

Entre a seleção de objetos, coleção de plantas e elementos com texturas naturais, como pedras, cristais, cordas e galhos.

Na parede, pintura artística da Manual Design.

   

Copa Cozinha, por Flavia Lauzana e Ana Cecília Toscano – ACF Arquitetura

Uma pitada vintage, como uma cozinha de avó das mais aconchegantes e convidativas.

Com essa ideia na cabeça, a arquiteta Ana Cecília Toscano e a designer de interiores Flávia Lauzana transformaram o ambiente de 20m², no coração da casa, em um espaço literalmente delicioso.

Inspiradas na arquitetura original dos anos 50 do imóvel, mantiveram o piso de madeira, as janelas estilo guilhotina e os tijolinhos aparentes.

No mais, apostaram em um garimpo de peças artísticas, como os azulejos que forram a parede (desenhados um a um) e as cerâmicas divertidas de Paula Juchem formando uma composição na parede.

Na marcenaria, escolheram um tom amarelo ovo para os armários, bem vivo e apetitoso.

A bancada central acomoda utensílios e alimentos e ainda funciona como mesa para refeições em família, com direito a muitas plantas e horta de temperos frescos.

     

Espaço Montessori, por Silvana Martino (Bá Cla Arquitetura Infantil) + Muskinha + Mini Moo

Neutro, simples, e repleto de flores.

O espaço Montessori é um verdadeiro  “Jardim Encantado”, e promete transportar as crianças para um mundo de fantasias, onde as plantas literalmente sobem pelas paredes.

A ideia é que, com o tempo, as flores (de verdade, claro!) sequem e, assim, os pequenos vivenciem in loco o processo cíclico da natureza.

“Queremos fazer uma alusão ao desenvolvimento infantil, onde a criança nasce, floresce e se transforma, porém sua essência permanece a mesma”, revela Silvana, que seguindo a filosofia montessori privilegiou móveis baixos, acessíveis e texturas naturais, sem excesso de cores e estampas.

   

Lavabo In, por Isabela Fraia Arquitetura

A arquiteta Isabela Fraia manteve os tijolos maciços originais e forrou as paredes de ladrilho hidráulico com adesivo em tom cobre.

A bancada foi esculpida em granito verde.

O teto ganhou uma trama de macramê e está repleto de plantas e bichinhos, como uma rede orgânica e natural.

Na parede, árvore de madeira.

 

 

Loft do Casal & filhos, por Beatriz Quinelato (BQ Arquitetura) + Beterraba

Instagram: @bq.arquitetura / @beterraba

Repleto de plantas, como um jardim interno exuberante, e tingido de verde e rosa, o espaço reúne o quarto dos pais e o canto dos filhos em generosos 25m2.

A cama de ferro preto é a peça principal – com enxoval e almofadas da Nara Maitre kids, que assina também o papel de parede, com estampa delicada, estilo escandinavo – mas tem, ao lado, um bercinho (Bixitu) de fibra natural, suspenso como um balanço.

Um teto recortado de fibra cria um clima de cabana na floresta, reforçado pelo uso generoso de objetos de palha pontuando as paredes. Embaixo da escada, o aproveitamento foi completo: ali fica um futon gostoso para o bebê brincar, cercado pelo enxoval da Beterraba, com almofadas que trazem texturas artesanais como crochê e bordados típicos da vovó.

 Há ainda o espaço de amamentação com poltrona e mesinha lateral – que também pode virar um canto aconchegante de leitura.

     

Quarto de Criança, por Izabella Escabeche (Decor Petit) + Miúda Mobília + Mama Loves You

Alice no país das maravilhas é a personagem icônica, mágica, que inspirou Izabella Penna Escabeche, da Decor Petit, a desenvolver o projeto do quarto de criança.

Aqui, o tom é atemporal e afetivo, com móveis Miúda Mobília, que resgatam a madeira clara e a palhinha como matérias-primas.

Um painel de serralheria forra uma das paredes e traz um bordado em ponto de cruz de grandes proporções, reforçando o toque artesanal, presente em cada detalhe.

Papel de parede Mama Loves You recria um clima de floresta, assim como o tapete folha.

Há ainda uma seleção de quadros com inspiração botânica, que emolduram folhas e plantas desidratadas em recortes de vidro, como um aconchegante gabinete de curiosidades.

   

Sala de Convívio, poe Andrea Chapira (Uebaa Design) + Ateliê Baobá Pitucos + Enamoradas Del Muro

São 10 m2 que resgatam a vontade de estar junto, em família.

A sala de convívio, criada pela arquiteta Andrea Chapira, mostra um ambiente que transita entre a área social e íntima, portanto, uma sala para todos: pais e filhos.

A ideia foi aproveitar o terraço em frente e fazer uma extensão gostosa, como uma varanda coberta.

Colchonetes dobráveis, que também podem ser usados para receber hóspedes, convidam a relaxar.

Um balanço de madeira (posicionado entre os ambientes) estabelece esse diálogo.

Os pendentes de fibras de coqueiro trazem um clima aconchegante e complementam a iluminação indireta, garantindo uma atmosfera intimista.

Além deles, o tema botânico aparece ainda nas diferentes texturas naturais, como a madeira pinus que dá forma às peças do Ateliê Baobá Pitucos ( o balanço e a mesa com cadeirinhas são lançamentos da marca) e na estampa floral do papel de parede, da marca argentina Enamoradas Del Muro.

   

Varanda, por Marina Linhares

Marina Linhares montou uma casa de estrutura metálica e vidro – um charmoso gazebo – explorando a luz natural e se integrando ao paisagismo assinado pelo Gabi Pileggi, do Jardineiro Fiel.

Há flores e plantas pontuando o generoso espaço de 39m2, pensado para a família se reunir contemplando o entorno e o horizonte, sem barreiras.

No interior, móveis confortáveis estofados com tecidos naturais, como sofás, poltrona e pufe, além de objetos de design, entre luminárias e banquetas.

Uma estante de dois metros, em formato de casinha, traz uma coleção de brinquedos decorativos, modernos e vintage.

   

Brinquedoteca, por Julia Varon Ferraz e Isadora Vaz da Silva Sousa (Forma 011) + Adot + Ateliê Materno

A palavra de ordem aqui é diversão.

Em uma das paredes, dois arcos foram moldados em gesso e abrigam diferentes atividades: um deles tem a cozinha de madeira do Ateliê Materno; outro traz um nicho “mini”, sob medida para pequenos leitores.

Do outro lado, fica um mercadinho natural com muitas plantas e frutas de madeira (Ateliê Materno).

O painel de parede “Flora” com estampa de folhagens, da Adot, faz a ligação entre essas duas áreas.

Tem ainda mesinha com cadeiras e miniarmário com pegada montessoriana da Cuchi, marca especializada em móveis infantis.

E detalhe: recortes de imagens de gatinhos desenham a base de uma das paredes, uma ideia bacana para estampar ambientes infantis.

         

Ateliê Botânico, por Paula Neder e Elise Penedo com o PN+ Coletivo + Atelier Petit Retro

O ateliê segue um conceito high-low, onde itens despojados, simples e comuns são mesclados a peças de design.

A natureza ganha espaço em quadros, recortes como decalquers colados nas janelas e, ainda, vasos que lotam as prateleiras, desenhando diferentes texturas naturais.

A marcenaria foi pensada para ser acessível aos pequenos, como a mesa redonda – desenho de Paula Neder – cercada de cadeirinhas vintage, garimpadas por Luca Schiler da Petit Retro.

O ambiente foi revestido com uma cerâmica quadriculada, tingida em um tom pêssego-terroso e ganhou ainda uma pintura artística (PB), assinada por Ju Amora, na parede de fundo.

Por todo lado, almofadas da linha Botânica do atelier Petit Retro trazem aconchego.

O piso de ladrilho hidráulico, original da casa, foi mantido.

 

   

Quarto dos irmãos, por Dani Bastos e Guto Amorim (Grão Arquitetura)

Aqui, a filha, de 5 anos, acaba de ganhar um irmãozinho, e agora divide seu quarto com o novo membro da família.

Foi essa a ideia da dupla de arquitetos Dani Bastos e Guto Amorim ao criar esse quarto no segundo andar da casa.

Para abrigar a duplinha, uma cama alta em pinus garante a diversão da primogênita, enquanto um bercinho de vime – desenho da Grão, produzido por um artesão mineiro –  traz aconchego para o bebê.

A marcenaria inclui ainda um painel recortado a laser que, quando iluminado, projeta sombras florais no teto (iluminação da Concepdual).

O papel de parede com estampa suave e delicado é exclusivo: foi desenvolvido por Dani, em parceria com a designer Amapola Rios.

Um garimpo primoroso de objetos handmade e peças vintage garantem ainda uma atmosfera repleta de personalidade.

   

Suíte da Adolescente, por Cris Passos + Kub Design + Uauá Baby

Com inspiração no movimento modernista, o quarto pensado para uma adolescente de 14 anos, a Violeta, traz referências à arte de Tarsila do Amaral (na estampa do papel de parede) e apresenta um pouco da diversidade botânica brasileira.

Além da coleção de plantas (há vasos e mais vasos de diferentes espécies), a arquiteta Cris Passos caprichou no uso de  madeira, texturas e fibras naturais.

A cama da mocinha é de ferro (estilo patente) e as padronagens dos tecidos e almofadas foram desenvolvidas pela Uauá Baby, assim como o tapete de algodão.

A composição de  aquarelas emolduradas leva a assinatura de Carolina Colicchio.

Os móveis (a maioria desenho de Cris Passos) – armário, prateleiras, cabideiro, suporte do ukelelê e bancada –  vieram do Recife (Kub Kids) e privilegiam o uso de madeira clara e palhinha natural.

Tudo é solto e fácil de ser transportado, como uma casa europeia.

Para estimular o clima artístico, um cantinho foi transformado em um mix de espaço de estudo e ateliê.

E há ainda o banheiro – repleto de plantas e com uma composição de espelhos de diferentes formatos.

 

 

 

 

Serviço:

Casa NaToca / Edição Botânica – SP 2019

Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4919 –Jd. Paulista – São Paulo

Período: de 31/08 a 13/10

Funcionamento: quarta a domingo, de 13h às 20h

 

Você já conhece as nossas redes sociais?

Já segue o Conexão Décor?

Siga no nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Celina Mello Franco

Liliane Abreu

TAG: NaToca

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR