Já imaginou uma torre que mistura residência e agricultura? Conheça o novíssimo Farmhouse, do Precht Studio.
No Brasil, temos a famosa frase que diz que “o ano só começa após o carnaval”, e já que é assim, nada melhor do que começar o ano repensando a nossa forma de habitar e o nosso consumo de alimentos.
Pensando nisso, duas questões são crônicas em todas as grandes cidades, o déficit habitacional e a alta demanda de alimentos.
A primeira mazela é gerada pela falta de moradia adequada e agravada pelo êxodo rural, resultado de um modelo de desenvolvimento que prioriza a alta concentração de terra que faz com que grande parcela da população não tenha acesso.
Com isso, somam-se ao déficit habitacional a expansão das favelas, a violência urbana, a poluição, o trânsito e a deficiência dos serviços urbanos.
Já a alta demanda de alimentos causada pela concentração populacional dos grandes centros urbanos exige uma grande produção de alimentos e que muitas das vezes não se encontra próxima, gerando um complexo e caro sistema de logística para abastecer diariamente as metrópoles.
Pensando nisso, recentemente foi apresentado um projeto que mistura unidades modulares com produção de alimento, verticalizando nos grandes centros urbanos a produção combinada com moradias.
Soa estranho pra você?
Mas para o Precht Studio, dos arquitetos Fei e Chris Precht, o edifício ainda conceitual “The Farmhouse” é uma forma de reconectar as pessoas nas cidades com a agricultura e ajudá-las a viver de uma maneira mais sustentável, produzindo o próprio alimento e compartilhando com a comunidade local.
Segundo Chris Precht, em recente entrevista para o site Dezeen, “acho que perdemos essa conexão física e mental com a natureza e esse projeto pode ser um catalisador para nos reconectarmos com o ciclo de vida de nosso ambiente”.
Além disso, o projeto é estruturalmente concebido completamente em madeira, através de peças pré-fabricadas em madeira laminada cruzada, conhecida em inglês por “CLT”, com estruturas modulares completamente empilháveis para proporcionar espaços flexíveis.
A madeira CLT é, hoje em dia, um dos materiais mais sustentáveis, já que toda a sua produção pode ser reciclada e recompensada através do cálculo de carbono, devolvendo para a natureza toda a sua demanda de absorção de carbono através do plantio e manejo de novas árvores.
Veja mais imagens no nosso Pinterest.
1 comments