As principais tendências de cores no décor para 2019, segunda a Tintas Suvinil e a Pantone.
Ano novo, cores novas!
Faltando menos de um trimestre para acabar o ano, já sabemos as tendências de cores e as cores do ano de 2019 das principais marcas de tintas e da Pantone.
A Pantone é a principal empresa de cores no mundo.
O Sistema Pantone é hoje o padrão, na indústria gráfica e têxtil, para especificação e controle da cor.
Vamos começar pela cor do ano eleita pela Tintas Suvinil.
Segundo a empresa:
“QUENTÃO é a nossa cor do ano porque nos conecta com nossa verdadeira natureza. E acreditamos que essa descoberta traz um aconchego que transforma nossa casa em lar.”
Nós, aqui da Conexão Décor, nos identificamos com essa definição, já que sempre defendemos que a casa precisa ser um lar, com as nossas histórias e, também, com a nossa “bagagem afetiva”.
Além da cor do ano, a Suvinil também divulgou as tendências de cores, dividindo em grupos.
Grupo Natural:
” Não há nada como estar sob o abrigo da Mãe Natureza. Sentir o seu abraço, o cheiro da grama e da terra. Deu pra sentir a paz que fica na alma? Então aqui é o seu lugar – e essa é a sensação de quem pertence ao grupo Natural”.
Grupo Magnético:
” Se você valoriza os pequenos prazeres e sabe a importância de se energizar com boas vibrações sempre, seja bem-vindo ao grupo Magnético.”
Grupo Ideológico:
” Se você luta pelos ideais em que acredita e não tem medo de dar a cara à tapa por um mundo melhor, o grupo Ideológico faz parte de você.”
Apostas da Pantone (que ainda não divulgou a tão esperada cor do ano):
A empresa elegeu duas paletas de cores voltadas especificamente para utensílios domésticos e decoração.
“Com mais opções do que nunca, é essencial que marcas de móveis e interiores e designers se conectem com seus consumidores e entreguem temas, paletas e cores que engajem e estimulem para além da superfície”, diz Laurie Pressman, vice-presidente do Instituto de Cor Pantone.
Cravings e Clássico são as duas paletas apontadas pela Pantone para 2019 na decoração de interiores.
Paleta Cravings:
Com inspiração direta nos pratos de comida, a primeira paleta foi apelidada de “Cravings”, que em tradução livre significa “Desejos”. Assim ela é definida pela Pantone:
“Cravings tentará seus olhos, assim como as papilas gustativas, com vermelhos condimentados, doces flamingos laranjas e roxos ricos. Alusões sedutoras a “comidas fetiche” aprofundam a irresistível mensagem da paleta. Os neutros dos saborosos Butterum e Cappuccino propiciam uma deliciosa presença calorosa, enquanto o Grassy Green oferece um refresco do calor das sombras ao redor. Esses sabores excepcionais se consolidarão a partir de memoráveis experiências sensoriais que inspirarão outras tão agradáveis quanto”.
Enquanto isso, a segunda paleta, chamada de “Clássico”, abre as portas, sobretudo, para um estilo mais clássico e aconchegante.
“Como o nome já diz, os tons de Clássico são fundamentais, básicos e atemporais, enquanto, ao mesmo tempo, são elegantes e eternos na moda. Essa é a paleta onde um gracioso Swan White e um Camel-Colored coexistem sem esforços com um profundo e chique Gray Flannel, Burgundy Red e Black Caviar. Rich Gold e Apricot Brandy são os elementos finais para uma linguagem de cores universal, passando por todas as categorias de produtos e por todos os níveis de marketplace”.
Além das duas paletas acima, as cores que serão sucesso em 2019 já foram divulgadas pelo livro de cores PantoneView home + interiors 2019.
Agora é só se inspirar e colorir sua casa!
Siga o nosso Instagram e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu