Com o tema “A Casa Viva”, onde a perfeita integração de moradia, praticidade, aconchego e natureza se fazem presentes, a 28a. edição da CasaCor Rio estreiou essa semana com 42 ambientes.
O evento ocupa a antiga sede do grupo Monteiro Aranha, uma propriedade na Ladeira de Nossa Senhora que conta com um prédio de dez andares e também uma casa em estilo colonial e área aberta de 2,5 mil m².
Construído na década de 1920, o prédio de dez andares teve uso residencial por mais de 50 anos.
Na década de 1970, após um retrofit comandado pelo arquiteto Edmundo Musa passou a ter uso corporativo.
Cerca de 20 anos mais tarde, foi ocupado pelas empresas do grupo Monteiro Aranha.
Agora, a CASACOR apresenta um novo tipo de propriedade mista, em que residencial, comercial e lazer aparecem cada vez mais próximos, de acordo com as necessidades de nosso tempo.
E nós, da Conexão Décor, vamos mostrar o que nosso olhar mais se identificou ao longo dessa semana, começando com:
Praça das Palmeiras , assinada por Carla Pimentel:
Com 800 m², a praça central da mostra apresenta um paisagismo contemporâneo, formado por canteiros que ganham formas abstratas.
Um espelho d’água cria um ponto focal e, em seu entorno, o deck com composição de sobras de madeira e resíduos de plásticos reciclados destaca-se como solução de sustentabilidade.
O jardim traz várias nuances de cores, texturas e aromas, com espécies da flora brasileira.
A iluminação é indireta e difusa, proporcionando aconchego ao espaço.
Sala Carioca, assinada por Marcia Müller e Manu Müller:
O estilo de vida carioca, tropical chic, foi a inspiração para este living multifuncional.
O piso é de tábuas de concreto, com paredes em madeira de reflorestamento, móveis de designers brasileiros modernos e peças pontuais de época, como um baú.
O sofá modulado permite novas experimentações de layout, enquanto as bay-windows viram aprazíveis bancos, com almofadas de estampas vistosas.
O verde é incorporado nos revestimentos de tecidos, nas fotografias de folhagens, na horta vertical da cozinha.
Livraria e Sala de Leitura, assinada por Hannah Brauer, Regina Prior e Bianca Prior:
Com uma atmosfera criativa e lúdica, o projeto faz da mesa expositora de livros, na área central, uma árvore com galhos carregados de páginas de livros e origamis de pássaros e borboletas.
Numa das paredes, as profissionais criaram uma colagem de páginas de livros de época e recados, que convidam os visitantes a reviverem histórias do passado.
Destaques para o livro vivo, feito de plantas, uma parceria com o Atelier Wabi-Sabi, e, no ambiente de leitura, para a parede revestida com arte de Marcos Vinícius de Palma.
Suíte Zen, assinada por Jacira Pinheiro:
A nova coleção home da Bottega Veneta, apresentada em Milão, foi a inspiração para a criação do projeto da suíte.
Cinco elementos da natureza – madeira, fogo, água, terra e metal – estão presentes no ambiente, com painéis de marcenaria, lareira e muita plantas.
O projeto resgata a história através de detalhes arquitetônicos – como a aplicação de frisos e molduras clássicas, ao mesmo tempo que aposta em móveis com design contemporâneo, mas que revisita referências do passado.
Vista Bar e Lounge, assinados por Paula Neder, Coletivo PN+ e Viviane Menescal:
Apesar de suas características específicas, bar, bistrô e terraço são pensados como um espaço único, com um mix de revestimentos e mobiliário em tons de verde, rosa, cinza e madeira.
O grande destaque é o painel de azulejos e madeira, criado numa parceria entre o Coletivo Muda e a Parquet Nobre, que reveste a parede.
Lâmpadas defletoras salpicadas no teto e na parede do bar criam uma iluminação diferenciada.
Na área externa, diferentes texturas de plantas e vasos vietnamitas da Organne criam um atmosfera íntima e acolhedora.
Amanhã vamos mostrar mais 5 ambientes que adoramos também.
Não deixe de ver!!
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
TAG: CasaCor Rio 2018