Décor industrial e masculina é destaque no apê de 63 m²
A doob Arquitetura assumiu a missão de tornar o pequeno apartamento em um espaço confortável e prático para os dois amigos.
Cansados de morar de aluguel e dividir o apartamento com outras pessoas, os amigos Henrique e Roberto resolveram investir em um imóvel de 63m².
A rotina corrida dos moradores pedia um projeto funcional, que tornasse o dia a dia mais prático, para isso, as arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano apostaram em uma área social integrada, com conforto e versatilidade tanto para relaxar no sofá como para reunir os amigos para jogar poker.
O primeiro passo para ampliar a área social foi retirar a divisão entre varanda e sala e nivelar o piso.
“Demolimos também a antiga parede que dividia a cozinha da sala de jantar, que deu lugar a uma bancada mais alta, com armário voltado para a sala de jantar”.
A integração trouxe a cozinha para a área social, por isso, as arquitetas optaram por um revestimento mais alegre (Lurca Azulejos) na parede acima da bancada, que tem mais visibilidade da sala.
Os gabinetes em madeira pinus, igual à área do jantar, trazendo harmonia entre ambientes.
Os clientes queriam uma base sóbria e masculina, com uma atmosfera industrial, por isso optaram por piso em porcelanato cimentício (Urban Concreto, da Portinari), paredes com textura de concreto e os toques de preto.
“Quebramos a frieza do concreto e demos uma alegrada no projeto com a madeira pínus e toques de cor presentes no sofá azul, tapete, o móvel-bar e azulejos”, revelam.
A verba limitada não impediu que as arquitetas tirassem boas ideias do papel.
“Tentamos encontrar soluções prontas de mercado e usar onde fosse possível, como o aparador do hall de entrada, mesa e cadeiras da varanda (todos da Oppa)”.
Outro truque para poupar foi não utilizar o forro de gesso, ideia que possibilitou economizar no bolso e na metragem do pé direito.
A marcenaria planejada entrou em cena na sala de jantar com um forro em madeira pinus para distribuir a iluminação ao redor da mesa.
A varanda foi transformada num ambiente para receber os amigos a pedido aos clientes.
O espaço recebeu uma adega, prateleiras para guardar garrafas e um cooktop barbecue.
Os armários e a prateleira foram feitos de MDF laqueado em amarelo Citrino, da Duratex, quadros da Urban Arts e mesa e cadeiras da Oppa”.
Outro pedido importante para os moradores é que cada um tivesse seu espaço privativo de quarto e banheiro bem definidos.
A área íntima conta com dois quartos e dois banheiros.
O primeiro traz cores mais escuras, como a pintura acrílica cinza-grafite da parede e a cabeceira de MDF preto.
Quadros de fundo claro (Urban Arts) suavizam o ambiente, deixando-o com uma cara bem jovem e moderna.
No outro, o azul-royal foi escolhido como cor de fundo da cabeceira.
O morador já tinha um móvel de nichos vermelhos e por isso o tom foi escolhido para criar um contraponto interessante entre o azul x vermelho.
Para trazer mais cor, quadros (Urban Arts) foram inseridos na decoração.
“Outro bom truque para poupar, nos banheiros, optamos em revestir somente as paredes do box com um revestimento mais bacana.”
O banheiro que fica no corredor atende um dos quartos e serve como lavabo, o ambiente apresenta como destaque o uso dos Subway Tiles (Eliane), azulejos muito conhecidos das estações de metrô em Nova York e Paris.
Já o banheiro da suíte atendeu um pedido especial: um dos moradores é palmeirense e para agradar o gosto esportivo do cliente, as arquitetas decidiram revestir a parede do box com pastilhas verdes (Colormix).
Fotografias: Mariana Orsi
Esse projeto tem várias soluções muito boas e ótimos revestimentos.
Um dos pontos que eu destacaria é muito simples e super útil.
Reparem na prateleira branca, criando um “roda teto”na sala. Além de guardar, também decora.
Adorei! Boa sacada.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu