12 Luminárias de piso para acender o decor.
Por cerca de doze horas, a maioria das cidades brasileiras desfruta de iluminação natural.
Por mais que os projetos de arquitetura e interiores inovem em soluções para aproveitar ao máximo a luz solar, o crepúsculo inevitavelmente há de chegar.
O inverno, por sinal, antecipa o anoitecer.
Como passamos a maior parte do dia longe de casa, é durante a noite que desfrutamos o aconchego do lar para descansar e recarregar as energias.
Pensando nisso , selecionamos 12 luminárias de piso para acender o decor.
O momento pede luzes suaves e acolhedoras que não incomodem a já cansada visão.
As luminárias de piso oferecem um ponto de luz versátil com design leve e elegante.
Além de auxiliar a leitura de um livro no conforto do sofá ou da poltrona, elas também podem preencher pequenos espaços vazios criados pelo mobiliário, permitindo alterná-las com mesas laterais ou outros objetos.
Confira uma seleção de 12 peças de diferentes marcas :
2. Arke, desenhada por Ricardo Heder para a Futon Company, dispõe de uma cúpula orientável do tipo holofote, que proporciona uma luz direta e focada.
3. Ju, com design de Zanini de Zanine para a Bertolucci, possui como diferencial a forma e o uso de duas longas hastes que sustentam os refletores.
4. Adobe, com design de Guilherme Wentz para a Decameron é formada por uma fina estrutura de metal, equilibrada por um bloco de mármore no chão.
5. Memory, da Clami, apresenta o equilíbrio entre a madeira e os metais, além de oferecer leveza, possibilita diferentes opções de regulagem.
7. Contorno, com design de Rejane Carvalho Leite para a DonaFlor Mobília, leva características marcantes do astral praiano para dentro de casa. Os contornos curvilíneos potencializam a sensação de acolhimento e conforto da peça.
8. Roattino Light, com design do estúdio ClassiCon, à venda na FAS Iluminação, traz a elegância das linhas finas e a versatilidade do abajur, que permite várias posições.
9. Martini, da Natuzzi Italia, é uma luminária de piso elegante alinhada às últimas tendências minimalistas. A simplicidade do abajur de aço e de sua estrutura e base redonda conferem elegância ao projeto de iluminação.
10. Captain Flint, assinada pelo Michael Anastassiades para a Flos, à venda na Dimlux. A peça cria uma luz com dupla finalidade: uma mais leve que ilumina perfeitamente ao ambiente e, por meio de uma delicada rotação, um feixe mais fraco ideal para a leitura, em um verdadeiro equilíbrio.
12. Anatólia, da Saccaro, é um objeto de impacto visual, que deixa evidente sua presença e sua função, personalizando o ambiente e atraindo o olhar.
13. Josephine, com designer dos arquitetos Fábio Berbari e Ricardo Minelli da Érea. Peça com acabamento em pintura poliuretana colorida com base em filete de metal.
14. Atiara, da designer Monica Cintra, é inspirada nos elementos naturais brasileiros. A peça tem base em madeira Cumaru, raiz Fícus natural com a interferência e a elegância do quartzo translúcido Lumix Vision da Mont Blanc.
15. Borne Betón, da NEMO Lighting, foi desenhada originalmente pelo mestre modernista Le Corbusier. Nas versões Petit e Grande, feitas de concreto, acrílico e LED, está disponível na Novo Ambiente.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu