As arquitetas Carol Freitas e Gabriela Eloy imprimem ares urbanos, com décor masculino e minimalista, nesta casa de 480m² em Itaipava, refúgio de um casal, sem filhos.
Já que a casa nunca tinha sido habitada, as arquitetas Carol Freitas e Gabriela Eloy, do Estudio Eloy & Freitas, trabalharam toda a casa, situada em Itaipava, região serrana do Rio.
Nesse sentido, os 480 m2 de área construída demoraram 4 meses para ficar prontos.
O Casal na faixa dos 50 anos, empresários, sem filhos pediram às arquitetas que a casa fosse projetada para que eles pudessem passar os finais de semana ou até mesmo morarem daqui a alguns anos.
Por isso, queriam uma casa ao mesmo tempo aconchegante e prática para receber os sobrinhos e a família.
Além disso, pediram também uma garagem especial para o carro, bem como uma antessala elegante com adega e charutaria para receber os amigos, que também são colecionadores de carros de luxo.
A casa fica localizada no condomínio Granja Brasil, em Itaipava, onde a arquitetura tem, em sua maioria, um estilo normando.
Esta casa, vista pelo lado de fora, mantém o mesmo padrão, porém foi uma casa pensada para valorizar a praticidade do morador, não tendo assim necessidade de grandes manutenções com jardim ou piscina por sua estrutura semelhante à de um apartamento.
Todo o trabalho realizado pelas arquitetas foi nas áreas internas,já que atendiam à demanda dos proprietários por uma casa de férias totalmente prática na qual, ao apertar um único botão, pudessem desligar tudo e ir embora, sem grandes preocupações.
Em prol do conforto térmico, a dupla conduziu um estudo do sótão – pavimento criado por elas – que levou a um tratamento especial no telhado e nas paredes do espaço, para manter o interior aquecido nos dias mais frios.
Portanto, praticidade foi a palavra-chave deste projeto, assim como uma ambientação que fosse esteticamente agradável à convivência em família.
Dessa maneira, uma paleta de cores com predomínio do bege e preto trouxe personalidade para o projeto.
O sótão, antes inexistente, foi criado pelas arquitetas, bem como a obra do elevador, com acesso aos quatro pavimentos.
É uma casa que, mesmo sendo grande, é confortável, com acesso fácil a todos os pavimentos através de elevador.
A garagem para abrigar a coleção de carros, com sala privativa para receber os amigos e conversar sobre os automóveis, com direito a mini-adega e charutaria;
Veja mais imagens no nosso Pinterest.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
TAG: Eloy e Freitas