Conhecidas pelo estilo sóbrio e masculino, Gabriela Eloy e Carolina Freitas surpreendem ao apresentar ambientes infantis lúdicos, coloridos e cheios de bossa
Apesar do estilo sóbrio e masculino que imprimem nos projetos residenciais que assinam, as arquitetas Gabriela Eloy e Carolina Freitas foram descobertas por uma habilidade oposta: a criação de quartos infantis cheios de bossa, que traduzem os sonhos da criança em ambientes coloridos, cheios de vida e zero óbvios.
“Já aconteceu de o cliente nos contratar para fazer apenas o quarto dos filhos, depois de conhecer um quarto infantil que fizemos em um projeto completo”, conta Carolina.
A dupla acredita nos benefícios de um quarto montessoriano para os pequenos:
“o espaço precisa atrair a criança e ao mesmo tempo colaborar para o seu desenvolvimento, deixando tudo ao seu alcance e sem perigos. Cada criança envolve uma inspiração diferente, para compor um quarto único que conte sua própria história”.
Para reformar os dois quartos infantis abaixo, os proprietários optaram por chamar Gabriela e Carolina para resolver um desafio: “grávidos”, os pais queriam mudar o filho mais velho, então com 4 anos, de quarto, sem gerar ciúmes pelo bebê que iria chegar.
Por isso, pediram às arquitetas um projeto que atraísse todas as atenções do menino para que a troca de quarto fosse o mais prazerosa possível, sem sofrimentos.
A cama-tatame, desenhada pela dupla com estrutura de casinha, foi executada pelo Quintal de Madame, bem como toda a marcenaria do quarto.
Caixas de brinquedo, adesivos de parede e roupas de cama foram garimpadas na internet, em lojas como a Mooui e Elo7.
A estante em formato de caminhão, para guardar os carrinhos de brinquedo, é um dos destaques do espaço.
“O filho adorou o resultado, liberando o outro quarto para o irmãozinho”, contam as arquitetas.
já a reforma feita no novo quarto do bebê foi mais prática: os pais queriam um espaço tão bonito e estimulante quanto o do irmão, mas apenas com intervenções pontuais, pois faltava pouco tempo para o nascimento.
As arquitetas optaram por soluções práticas, como pintura geométrica e nuvens pintadas com spray branco, que camuflam duas luminárias de parede com o mesmo formato.
“nossa ideia foi simular o céu nesse quarto, através das cores azul e cinza. A estante em marcenaria, com o formato de árvore, leva a ideia da natureza para o quartinho”, explica Carolina.
Em cerca de dois anos, quando o bebê não precisar mais do berço, os pais pretendem fazer uma nova decoração no quarto, adaptada para a nova fase do filho.
O troca-troca de quartos entre irmãos também motivou o projeto desse quarto de menina, pertencente a uma garotinha de três anos.
Gabriela Eloy e Carolina Freitas, então, projetaram o quarto dos sonhos para a pequena, com direito à cama com formato de casinha, paredes com pintura geométrica e cabana para as brincadeiras.
O pedido dos pais foi por um quarto onde a filha, levada e corajosa, pudesse brincar sem perigos.
A dupla então desenvolveu um quarto montessoriano, onde tudo estivesse ao alcance da criança.
Toda a marcenaria foi desenhada pelas arquitetas e executada pela Show Móveis.
A roupa de cama é da Mooui, cabaninha e tapete foram garimpados no Elo7 e a mesa com cadeiras infantis é da TokStok.
Veja mais imagens no nosso Pinterest.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
2 comments
4.5
5