CASACOR SP: Ambiente Léo Shehtman, Casa dos arcos.
Na casa de 140m2 projetada por Léo Shehtman, nada convencional, os verdadeiros protagonistas são a policromia e os vãos em arcos.
Ao lado de outras cores, sobressaem-se o verde profundo, o azul análogo, os tons terrosos e suas variações, que delimitam os ambientes integrados e envolvem o volume central mantendo a privacidade da casa de banho.
Na varanda, os quatro arcos propõem uma revisitação a esse elemento tão característico das construções clássicas. No entanto, aqui eles ganham uma conotação quase escultórica.
Com presença marcante na arquitetura do local, a forma ainda aparece nos mobiliários, nos detalhes decorativos e até mesmo nos elementos vazados, que transportam de maneira decodificada a paisagem exterior, injetando frescor ao ambiente.
Inspirados na paleta modernista criada por Le Corbusier, os tons densos, dessaturados e poderosos estão e harmonia com as cores dos móveis planejados e dão uma identidade sofisticada, cool e acolhedora para a casa.
A elegância, por sua vez, é elevada com toques pontuais de dourado.
De maneira sutil e elegante, a monocromia de cada ambiente é quebrada pelos elementos decorativos que ajudam a compor e projeto singularmente. O destaque das irregularidades provenientes dos diversos usos que a casa já teve é notório e a tornam única.
Já as linhas paralelas do revestimento de parede em alumínio – Radiatore – delimitam o eixo
que abraça toda a casa.
Junto das vigas existentes cruzadas brutalmente, elas criam elementos gráficos unificados pelo mesmo tom neutro, o que permite que as demais cores fluam naturalmente.
A sobriedade é retomada pelo papel de parede preto degrade, que reveste todo o volume central, criando um respiro no intencional emaranhado entre as vigas e a laje.
Todos os espaços na Casa dos Arcos foram pensados para cumprir com suas necessidades básicas.
Nada de excessos, exceto, é claro, pelo abuso das cores.
O conforto, a praticidade, a fluidez e a sofisticação, ora com ares lúdicos, ora com ares vintage, são fundamentais e pulsantes por todos os ambientes.
Como no banheiro, sem duvida um dos “best -seller” da mostra.
Sóbria por fora e vibrante por dentro.
Foi assim que idealizaram mais um projeto na 31ª. participação de Leo Shehtman na Casa Cor SP.
Deliciem-se.
Veja também no nosso Pinterest.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
2 comments
4.5
4.5