A estréia cromatizada de Piloni Arquitetura
O escritório assina o banheiro unissex que promete válidas reflexões sobre aceitação, respeito e diversidade utilizando cores, arte e texturas.
Assim como a decoração nos anos 80 foi marcante, o arquiteto Lisandro Piloni, dono do escritório que carrega seu sobrenome, faz sua estreia na CASACOR – SP.
Primeiramente, aspirando fascinar o público, sobretudo com sua ousadia estampada no banheiro funcional unissex WC No Gender.
“Faço das cores minhas aliadas, assim como acontecia na moda e no design na década de oitenta. O esboço do meu projeto começou com a seleção da paleta de tonalidades possíveis para a criação de um espaço expressivo e informal”, explica Piloni.
Nascido em Mirassol, interior do Estado de São Paulo, o arquiteto escolheu o estilo Memphis para personalizar seu primeiro ambiente na CASACOR.
“A aplicação do colorido contrastando com o preto e o uso das formas geométricas são atributos que me agradam”.
O público é atraído ao ambiente de 30m² pelo uso divertido da tecnologia: um labirinto de espelhos no teto e imagens com projeções em tempo real do visitante feitas por seis câmeras espalhadas por todo hall de entrada.
Piloni faz uma comparação espirituosa. “Assim como a sereia usa seu canto para atrair sem nenhuma resistência, esta será minha forma de convidar todos a visitar o meu trabalho”.
A passadeira preta e branca, a parede espelhada e a frase em neon “Whatever You Want” (“O que você quiser”) revelam o estilo do quarto de banho.
A obra de arte assinada pelo artista plástico André Brunharo e trazida da Luis Maluf Art Gallery traz parte do corpo humano com outra perspectiva, transmitindo até a impressão de que pernas e pés amarelos estão prestes a agarrar o visitante.
Também pode-se conferir as fotos artísticas de Leo Faria e repousar num confortável sofá dos anos 50, da Loja Téo, com textura de veludo e cor cereja.
O conjunto de cores cria um décor exuberante no ambiente principal com o uso de tensoflex, que causa uma retro iluminação na lona tensionada.
A divisória entre atmosferas surge em “Rosa Amarela”, da Coral, tendência revelada durante o Salão Internacional do Móvel de Milão.
Faixas criadas com as tintas Coral (Queda Livre, Doce de Tangerina, Bola de Basquete, Praia de Coral e Azul Marinho Vibrante) foram pintadas na parede que recebeu três espelhos diamantados onde o reflexo aparece em todas suas faces.
Posteriormente, as cubas Deca foram instaladas em apoios feitos com o mesmo revestimento utilizado no piso de todo o banheiro, da Portinari.
A parede das três cabines é revestida com tecido geométrico em preto e branco da Entreposto.
Ao abrir a porta, uma nova surpresa.
Cada toilette iluminada com fio de leds recebeu uma intervenção artística realizada por Mena e Rafael Zoli.
Novamente surge o elemento espelho revestindo toda a parte interna da porta para que o reflexo seja uma forma de contemplação sobre o corpo e a vida.
O WC No Gender foi projetado a fim de atingir todos os públicos, não há distinção, seu propósito é oferecer uma oportunidade para aceitar e admirar o ser em sua maneira mais pura e íntima.
A trajetória de Lisandro Piloni começou em Mirassol, no interior de São Paulo. Formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), em Campinas.
Hoje o arquiteto está à frente do escritório Piloni Arquitetura & Interiores, com sede na capital e em São José do Rio Preto.
Suas obras permeiam entre residenciais, comerciais e projetos de decoração de interiores, com estilo neoclássico predominante – a base de sua arquitetura – mescladas com elementos contemporâneos e por consequência em um estilo ‘clássico modernizado’
Para Piloni, a arte é a base para o bem-estar cotidiano e a arquitetura tem o poder de mudar o mundo.
Com mais de 200 projetos já entregues, Lisandro Piloni vive e trabalha hoje no eixo São José do Rio Preto – São Paulo e é referência com seus projetos charmosos e inspiradores.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu
2 comments
4.5