CINCO REEDIÇÕES INÉDITAS DE PEÇAS CRIADAS POR SERGIO RODRIGUES EM 1960
SERÃO APRESENTADAS, EM PRIMEIRA MÃO, NA SEMANA DE DESIGN DE MILÃO 2018
O atelier que produz artesanalmente no Rio, com exclusividade, criações pouco conhecidas de Sergio Rodrigues vai apresentar, em primeira mão em Milão, peças inéditas projetadas pelo mestre em 1960, especialmente para a sede da Embaixada do Brasil, em Roma.
Batizada de Pamphilj, nome do palácio que até hoje abriga a embaixada, a coleção é integrada por cinco reedições fiéis aos desenhos originais.
O resultado poderá ser conferido na exposição SERGIO RODRIGUES IN ITALIA, que fará parte da Mostra BE BRASIL, evento paralelo à Semana de Design de Milão deste ano, de 17 a 22 de abril.
“As peças inéditas que o atelier acaba de recuperar e reeditar artesanalmente refazem o caminho de Sergio para Roma em 1960, ocasião em que ele projetou, no período de quatro meses, cerca de 20 modelos diferentes, entre cadeiras, mesas de reunião, escrivaninhas e diversas poltronas”,explica Fernando Mendes, designer marceneiro responsável pelo atelier que, além de primo de Sergio, trabalhou com ele por cerca de 20 anos.
POLTRONA NAVONA
- Sergio Rodrigues, 1960
- Dim: L 105 x P 86 x A 70 cm
- Madeira: freijó
- Revestimento: couro natural
A Piazza Navona é um dos locais mais importantes da capital italiana. Foi construída sobre o que havia sido a Arena Dominiano na era do Império Romano, conservando o seu contorno original.
A Embaixada do Brasil em Roma se situa nesse belíssimo endereço, onde em 1960, Sergio Rodrigues se debruçou nos estudos para o mobiliário desta embaixada, cujo o imóvel acabara de ser adquirido pelo governo brasileiro.
Sergio desenhou para o Gabinete do Embaixador, um conjunto de sofá e poltrona com braços avantajados e estofamento em matelassê com motivos retangulares, que fazem um curioso jogo geométrico em contraposição à imponência volumosa desse conjunto.
ESCRIVANINHA ITAMARATY
- Sergio Rodrigues, 1960
- Dim: C 200 x L 100 x A 75 cm
- Madeira: freijó
O nome Itamaraty identifica uma série de modelos e tamanhos de escrivaninhas que se encontram no Palácio Pamphilj, em Roma e no palácio dos Arcos, em Brasília.
O modelo da mostra, segue as especificações de proporções mais delicadas, idealizadas para a sua primeira versão.
CADEIRA CHANCELARIA
- Sergio Rodrigues, 1960
- Dim: L 50 x P 60 x A 78 cm
- Revestimento: couro natural
A cadeira Chancelaria é uma composição entre o uso do couro com tratamento matelassado, com a estrutura da base de formato ortogonal em madeira maciça.
CADEIRA DE BRAÇO GOUTHIER
- Sergio Rodrigues, 1960
- Dim: L 56 x P 60 x A 78 cm
- Revestimento: couro natural
A cadeira de braço Gothier utiliza o mesmo partido de estrutura da cadeira Chancelaria, porém com a elevação dos pés para receber os braços.
MESA DE CENTRO ROMA
· Sergio Rodrigues, 1960
· Dim: C 170 x L 65 x A 46
· Madeira: freijó
Com suas linhas retas e seções delicadas, essa mesa de centro foi criada por Sergio Rodrigues em 1960, exclusivamente para o Palácio Pamphilj, em Roma.
Usada na sala de espera do Gabinete do Embaixador, assim como para o conjunto de estar dentro do gabinete.
Após a Feira de Milão, as cinco peças estarão à venda no Arquivo Contemporâneo e na Way Design, no Rio, e na Dpot, em São Paulo.
Mostra BE BRASIL na Semana de Design de Milão 2018:
- LOCAL: Spazio Edit (Via Pietro Maroncelli, 14, 20154, Milano)
www.atelierfernandomendes.com.br
Celina Mello Franco
Liliane Abreu