Arquiteta Leila Dionizios
projeta apartamento de 110m2 na Barra da Tijuca
para um empresário na faixa dos 60 anos
Em cinco meses, a arquiteta transformou um imóvel de quatro quartos que a arquiteta transformou três, ampliando a suíte máster.
O projeto é uma troca de imóvel, e o cliente solicitou um apartamento onde pudesse usufruir no dia a dia, com espaço de trabalho bem aproveitado, pois ele trabalha de casa, um canto de leitura e espaço na varanda de contemplação para a vista que dá para uma lagoa.
Como o cliente gosta muito do design brasileiro, a arquiteta lançou mão de muitas peças assinadas.
Sua principal preocupação era a iluminação, principalmente para leitura. Por isso, o projeto luminotécnico contou com luminárias antiofuscantes, da Everlight, fornecida pela Vigolucci, em todo o apartamento.
A sala foi dividida em dois ambientes.
A sala de estar tem um cantinho de leitura especial, com destaque para a poltrona Mole e para adornos de designers consagrados, como Fornasetti e Greghi Design. A poltrona Mole foi a peça eleita para esse cantinho tão importante para o cliente.
Na sala de estar, a arquiteta optou por um sofá em cor neutra off white, em contraponto com a poltrona de cor vermelha, que fica no lado oposto do ambiente. Há ainda uma mesa de centro em madeira, com adorno de Sonia Menna Barreto, tapete oriental na cor azul, e toda a marcenaria executada em freijó lavado.
Sala de jantar: mesa de jantar Bank e cadeiras Mia, assinadas por Jader Almeida, painel em freijó lavado com espelho para dar amplitude ao ambiente, e pendente Le Soleil Foscarini.
Destaque para a madeira natural freijó lavado e laca em tons de off White. A marcenaria foi toda detalhada pelo escritório da arquiteta.
– Fotos: MCA Estudio
O canto de leitura na sala de estar também era uma preocupação do cliente – precisava ser bastante confortável e bem iluminado.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu