Fomos visitar a Mostra “Estilos Parisienses”, que acontece no Hotel de Ville, em Paris – evento criado e patrocinado pela revista Marie Claire Maison, em comemoração aos seus 50 anos.
A mostra traz a diversidade de estilos, mistura de referências com todo o talento francês para a decoração, dentro do período, considerado, como a época de ouro da arte de viver.
Marie Claire Maison imaginou cinco sequências temáticas, representados por objetos lendários da decoração e que até hoje influenciam o universo dos interiores parisienses.
Para citar apenas alguns, Madeleine Castaing para os salões de estilo, ou Pierre Paulin evocando os anos Pompidou e os anos 70.
Essas atmosferam foram montadas em ambientes que associam imagens de arquivo da revista com mobiliário contemporâneo, em parceria com marcas famosas de design.
Os Salões Sociais:
No período pós-guerra, alguns novos empresários como Jeanne Lanvin, Coco Chanel e Elsa Schiaprelli reinventaram o conceito de ambiente de trabalho-casa-salão-para-receber e entregam seus interiores à uma nova geração de arquitetos e decoradores, como Mallet-Stevens e Jean-Michel Frank.
Madeleine Castaing se sobressai no período.
Os “Hotels Particuliers” ou Mansões:
A decoração clássica com toques renascentistas. Materias luxuosos como seda e mármore em conjuntos com acabamentos em laca.
Os anos Pompidou:
O Presidente Pompidou surpreende pedindo ao designers Pierre Paulin para modernizar os salões do Palácio do Eliseu.
Nessa época, as residências são modernas, claras e luminosas graças à liberdade de utilizar as inovações industriais e artísticas.
O pop art em alta e a utilização de cores e materiais plásticos, assentos com volumes e móveis modulares.
A Cidade Reinventada:
O estilo agora é 200% urbano.
O brutalismo pós-industrial importado dos Estados Unidos, estimula os parisienses ao uso de novas tecnologias.
Época do preto e branco e de peças assinadas por novos designers, como Philippe Starck.
Do Campo para a Cidade:
Nos 90 anos, os parisienses querem que a natureza retorne à cidade.
As varandas transformadas em um spa, transbordando de verde e flores. Papéis de parede florais, pratos ilustrados com folhagens e móveis rústicos.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu