Localizado no bairro Petrópolis, em Porto Alegre (RS), o apartamento de 300 m² foi projetado para uma família formada por um casal, dois filhos adolescentes e dois cães. Moradores da região, os proprietários se encantaram com a arquitetura minimalista do Edifício Varanda assinado por Isay Weinfeld, ainda em fase de construção. O projeto foi assinado pela arquiteta Michele Baruffaldi, do escritório Tob Arquitetura, com quem já haviam trabalhado anteriormente.


“O desejo dos clientes era ter uma residência contemporânea, acolhedora e atemporal — com uma arquitetura minimalista, marcada por linhas retas, formas puras e uma sofisticação despretensiosa”, conta Michele.


Como o imóvel foi adquirido ainda na planta, a arquiteta teve liberdade para repensar a configuração dos espaços. Uma das principais intervenções foi a integração do hall ao living, eliminando paredes e a porta original.
“Agora, ao sair do elevador, quem chega já está dentro do apartamento e da paisagem urbana que se revela logo à frente, a partir da extensa varanda”, explica ela.

Essa mudança possibilitou a criação de um armário-painel em “L”, que camufla portas e abriga a rouparia, marcando a transição entre áreas sociais e íntimas.









A área social — composta por estar, jantar e TV — se integra à varanda gourmet por meio de amplas esquadrias de correr piso-teto, que também conectam esse espaço à cozinha, criando um ambiente fluido e contínuo. O layout se completa com lavabo, cozinha, lavanderia, dependência de serviço e três suítes — uma para o casal e duas para os filhos. O ponto de partida do projeto foi a própria linguagem do edifício, complementada pelo livro Primeira Pessoa, com reflexões de Weinfeld e da paisagista Sandra Ling, que serviu como norte conceitual.


Elementos autorais marcam a proposta, como o banco angular e assimétrico em marcenaria, que acompanha a lareira e define a atmosfera do estar.
“O resultado é um espaço que transcende estilos e localizações — um projeto que poderia estar em Tóquio, Nova York ou Londres, tamanha sua universalidade e intencionalidade”, avalia Michele.





Na decoração, predominam peças de design assinado e marcenaria sob medida, desenhada pela própria arquiteta. A paleta de cores valoriza os materiais naturais e aposta em tons quentes, com destaque para a madeira, além de toques pontuais de azul petróleo, vinho, verde-musgo, rosa antigo e vermelho, presentes em mobiliário e obras de arte. Entre os destaques, estão criações dos designers Luan Del Savio, Daniela Ferro, Gracia Mendes, Luisa Moysés, Salva, Alain Blatchè e Roque Frizzo.



Na sala, o piso em tábuas corridas de madeira tauari e o forro de madeira em formato de “L” reforçam o contraste com o concreto aparente. Já as paredes receberam acabamento em microtextura na cor Papel Picado, da Suvinil. Na cozinha, soluções como a coifa embutida no armário e a mesa acoplada a um pilar de concreto revelam o cuidado com os detalhes.





“O grande desafio foi encontrar o ponto de equilíbrio entre a quantidade de elementos e a escala generosa do apartamento. Buscamos uma estética minimalista que não abrisse mão da personalidade, do acolhimento e da força expressiva de cada escolha”, conclui Michele.


Todo esse processo — da elaboração à aprovação e execução do projeto, incluindo a finalização da decoração — levou um ano e seis meses.
Projeto: Michele Baruffaldi | Tob Arquitetura
Fotógrafo: Roberta Gewehr
Paisagismo da entrada e da fachada: Sandra Ling
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Celina Mello Franco