100 anos da Escola Bauhaus e 10 fatos sobre a escola mais famosa do mundo.
A Escola Bauhaus foi fundada por Walter Gropius em 1919 em Weimar, na Alemanha. Era um espaço para discutir design, artes plásticas e arquitetura e foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado modernismo nessas áreas. A Escola Bauhaus desenvolveu conceitos de design gráfico e design industrial em uma época em que não se falava sobre o assunto.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazista, a Bauhaus foi fechada.
Ainda assim, continua sendo até hoje uma das escolas de arte mais importantes do século XX.
Comemora centenário como uma das instituições artísticas mais marcantes da era moderna.
A Bauhaus foi uma grande casa de novas ideias, uma instituição avant-garde. Confira 10 fatos sobre a escola mais famosa do mundo.
1 – Na cidade de Weimar dos anos 20, quando as crianças não obedeciam, dizia-se: “Se você não se comportar vai para a Bauhaus”. Na época, era tida como o lugar onde viviam os “loucos”, que dançavam pelas ruas em coloridos trajes de teatro e pintavam quadros com triângulos, círculos e quadrados.
2 – A Bauhaus foi um movimento tão significativo que deu nome a uma banda inglesa fundada em 1978. O quarteto formado por Peter Murphy, Daniel Ash, David J e Kevin Haskins, tinha como influências o cantor David Bowie e as primeiras bandas pós-punk Siouxsie and the Banshees e Joy Division.
3 – Foi a primeira escola de design do mundo. Em alemão, era conhecida como “a casa para construir” ou “a casa da construção”, o que conduz a ideia de que o aprendizado e o objetivo da arte interligavam-se nesse espaço.
4 – Com a escola, Walter Gropius pretendia formar novas gerações de artistas, sem haver distinções de classe e hierarquia. O que era produzido e estudado na instituição influenciou a estética moderna, funcionalista e consequentemente, o que é ensinado hoje em dia nas escolas de design mundo a fora.
5 – Nascido na Holanda em 1917, o movimento De Stijl exerceu forte influência estética na Bauhaus, foi daí que surgiu o geometrismo em cores primárias de Mondrian, que foram amplamente apropriados pela indústria cultural.
6 – A Nike lançou um modelo de tênis nas cores das obras neoplasticistas que imortalizaram a obra de Mondrian. A Yves Sant Laurent em 1965, trouxe um vestido inspirado nas mesmas composições. O frasco do perfume Chanel Nº 5, de visual clean, revolucionou o design moderno por meio da Bauhaus.
7 – Acusada de “bolchevismo” e “judaísmo” pelo governo conservador de Weimar, a escola mudou-se para a liberal Dessau em 1925, onde Gropius projetou sua famosa sede funcionalista. Em vez da “catedral do futuro”, lema inicial da Bauhaus, a escola passou a defender a integração da arte com a técnica.
8 – Atualmente a Universidade Bauhaus localizada em Weimar é uma das melhores universidades da Alemanha. A instituição conta com cerca de 4.080 estudantes de 70 países. Desde 1996, os prédios da Bauhaus em Weimar e Dessau são Patrimônio Mundial da Humanidade.
9 – A Bauhaus propunha uma arte diretamente ligada aos interesses da indústria, que unisse a beleza com a funcionalidade, que levasse em conta o lado prático e econômico. Foi na escola que nasceu o desenho industrial que conhecemos hoje.
10 – O edifício inicial projetado por Walter Gropius sofreu inúmeras modificações após a Segunda Guerra. Em 1994, iniciou-se um processo de reforma visando restabelecer ao edifício sua condição original, que só foi concluído em 2007.
Você também quer fazer parte desse movimento?
Confira uma seleção de peças inspiradas pela escola mais famosa do mundo.
1: Fotografia da Série Ângulos da fotógrafa Fabiana Tedeschi.
2: Banco Birillo, assinada pelo Decoma Design para a Saccaro.
3: Luminária de mesa Signal Desk Lamp Jieldé, na Dimlux.
4: Tapete Kilim Energy Off White Yellow na By Kamy.
5: Poltrona Regina da Natuzzi Editions
1: Luminária Bulb, peça icônica de Ingo Maurer de 1966, na FAS Iluminação.
2: Coluna Gama da Bertolucci.
3: Superfície Topzstone Red Lights da Guidoni.
4: Revestimento cerâmico Bauhaus, da Eliane Revestimentos.
5: Poltrona Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha, na Futon Company.
Conheça nosso Pinterest! Repleto de images para te inspirar.
Você já conhece nossas outras redes sociais?
Já segue a Conexão Décor? Passa lá no nosso Instagran e Facebook e acompanhe as novidades.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu