Ficamos encantadas com os trabalhos de Tiago Curioni, arquiteto e urbanista, com pós-graduação em Design Estratégico pelo Instituto Europeo di Design.
Tiago cria e executa peças de mobiliário e de iluminação em seu estúdio na cidade de São Paulo e, de lá saem peças de variados materiais, como cobre, aço e madeira, revelando um caráter dinâmico e inquieto de sua produção.
Com um traço minimalista e preciso, sua produção se divide em duas linhas claras; o comercial, votado à indústria e a produção em série; e o autoral com peças únicas ou limitadas.
Também se apropria do conceito do up-clycling como técnica transformadora dos materiais, coletando diversos elementos descartados em caçambas e ferros velhos e que em seu estúdio ganham novas formas, usos e um novo ciclo de vida.
A poltrona Cisne foi projetada como uma homenagem ao famoso designer dinamarquês Verner Panton e sua icônica e homônima peça, a cadeira Panton.
O Banco Anjo é uma peça única e exclusiva executada a mão em uma série limitada de 12 unidades, datadas e assinadas.
Composto por 3 camadas de um material chamado Staron (superfície sólida acrílica de alta performance) produzido pela Samsung, é termo moldável o que possibilitou a curvatura singular das asas e a possibilidade de uso indoor ou outdoor.
Possui uma estrutura metálica interna no assento para suportar seu peso total de 145 Kgs. Apesar do peso significativo, a aparência é muito leve e minimalista possibilitando seu uso em uma galeria ou até em um belo jardim.
Cada asa é composta de 3 chapas do material e cada uma necessita de 30 minutos dentro de um forno de alta capacidade para recuperar suas características plásticas, possibilitando ao designer, moldá-las a mão.
Ao saírem do forno, a temperatura pode facilmente atingir 250 C e em poucos segundos, deve ser posicionada na forma desejada antes de se enrijecer novamente.
O designer ganhou, pelo seu Banco Angel, o prêmio na categoria de mobiliário urbano no A’ Design Award & Competition, que prestigia as melhores produções de design criadas por profissionais ao redor do mundo.
A cadeira Velvet foi criada por Tiago Curioni, a partir de formas limpas e puras, com a eliminação de qualquer tipo de excessos, e possui uma gama de 12 cores à escolha do cliente.
Seu trunfo, está na ergonomia, ajustada para manter a postura do usuário de forma correta por um longo período de uso.
Poltrona em chapa de aço carbono dobrada e com acabamento em oxidação controlada.
Os trechos em que o corpo toca o material foram recobertos em espuma e couro preto.
A luminária Clips não é nada discreta e com sua potente lâmpada de LED, ilumina com muita originalidade todo o ambiente.
Feita em tubos de cobre puro, tem seu brilho garantido por um processo de lixamento manual e quando apagada, se comporta como uma escultura de parede.
Atualmente suas peças são encontradas em importantes galerias de design de São Paulo e também podem ser adquiridas diretamente em seu estúdio.
instagram: @tiagocurioni
facebook: https://www.facebook.com/estudiotiagocurioni/
Liliane Abreu
Celina Mello Franco