Noel Marinho faz parte da geração de ouro da arquitetura moderna brasileira. Trabalhou no projeto da construção de Brasília, com Oscar Niemeyer e Lucio Costa.
Apaixonado por arte e design, principalmente por mosaicos de vidro e azulejaria, desde a década de 1950 desenha painéis e murais em azulejos. A azulejaria brasileira é um dos elementos plásticos que contribuiu com que nosso modernismo arquitetônico fosse aclamado um dos movimentos áureos da arquitetura do século 20.
E agora, aos 88 anos, Noel revisita suas obras e, estimulado pela filha, a arquiteta Patricia Marinho, está lançando NOEL – Noel Marinho, com criações inéditas e reedições de projetos do seu acervo.
“Quando revi os desenhos, percebi que era muito importante trazer a obra de Noel aos olhos de um novo público”, conta Patrícia, que tem como sócia na empresa, além do pai, Manuèle Colas, a francesa que virou carioca.
Noel começa o dia desenhando e, muitas vezes, um novo croqui começa em um pedacinho de papel, apenas um rabisco de ideia. Então, ele parte para uma colagem ou pinta o mural em acrílico e aquarela.
E só depois do quadro pronto o projeto vai para o computador – um trabalho para suas assistentes, que imprimem e recortam cada azulejo em papel e os devolvem a Noel, para que ele visualize a montagem em suas mãos!
A marca NOEL – Noel Marinho pretende lançar anualmente oito coleções de azulejos de dois ou três elementos que, combinados de formas diferentes, produzem painéis totalmente únicos. Toda peça é numerada e assinada.
“As combinações desses elementos gráficos são infinitas. E a partir dela, Noel pode desenvolver muitas outras”, explica Patrícia.
Um mestre em colagens, Noel testa todas as formas das mais diferentes composições.
Seu trabalho mais recente é um mural de cinco metros com um espaço vazado, instalado no Pátio Modernista, ambiente de Patrícia e Manuele para a última edição do Casa Cor Rio.
“Cheguei lá (na Casa Cor) e vi que tinha todo aquele verde em volta. Então, abri uma janela no painel para integrar a natureza ao projeto” — explica Noel.
Além dos murais – de qualquer dimensão –, há também peças como quadros e objetos de design, como bandejas.
A primeira coleção já está no site www.noelmarinho.com.br.
Liliane Abreu
Tags:
Noel Marinho, Patricia Marinho, Casa Cor, modernista
4 comments
5
Excelente a matéria sobre os painéis do Noel Marinho. É um ícone da arquitetura modernista brasileira.
Obrigada pelo comentário. Volte sempre!