Modernos Eternos Rio

0 Ações
0
0
0

Modernos Eternos Rio – Evento eclético que reúne manifestações artísticas diversas chega em 2021 ao Rio de Janeiro

 O Modernos Eternos faz sua estreia no Rio. O evento, já tradicional em São Paulo (7 edições anuais desde 2014) e Belo Horizonte (6 edições anuais desde 2016), reúne instalações, ocupações, exposições e ambientações assinadas por criativos de áreas variadas: cenógrafos, artistas plásticos, designers, arquitetos e paisagistas, além de estilistas.

A base da edição carioca deste primeiro ano é o Museu da Moda / Casa Zuzu Angel (apresentado virtualmente), e se ramifica em diversos pontos físicos da cidade – e tudo estará online, entre 9 e 21 de outubro, no site modernoseternosrio.com

A ação híbrida (virtual + presencial), que traduz esta edição da mostra, tem como tema o Ecletismo, conta com curadoria e direção geral de Sergio Zobaran, e apresenta espaços assinados por esses criativos na Zona Norte, Zona Sul e Centro.

“Trata-se de um convite à reflexão ampla e aberta sobre arquitetura, design, arte e moda”, ele explica. “E a escolha do local-base, o Museu da Moda / Casa Zuzu Angel, na Usina, não poderia ter sido mais assertiva”, completa o curador.

E é com enorme alegria, que apresentamos o espaço do nosso colunista Fabiano Ravaglia, que assina um dos ambientes virtuais da Mostra representando a Conexão Décor, trazendo uma reflexão sobre sua própria psique durante esse último ano:

“A pandemia nos convidou a mergulhar dentro de nós mesmos, revisitar sentimentos, memórias, um repertório sensorial que para muitos pode ser doloroso. Afinal, não é fácil abrir as gavetas da mente que muitas vezes bloqueamos, seja pela correria do dia a dia ou por autopreservação. Sob essa perspectiva, a Sala de Leitura “Interiores da Mente” é uma metáfora dos meus ruídos mentais, ansiedade, crises até existenciais que o último ano despertou, de forma amplificada”, nos relata Fabiano.

Ambiente virtual, 3D , na mostra Modernos Eternos Rio.

Ambiente virtual, 3D , na mostra Modernos Eternos Rio.

Ambiente virtual, 3D , na mostra Modernos Eternos Rio.

O hall de entrada antecipa o que está por vir nos interiores da mente através de uma complexa marcenaria de sobreposição de caixas e peças de antiquário que representam a nossa percepção de tempo e memória. Entre caixas, maletas, mesas e gavetas, os pontos de luz fazem as vezes dos impulsos elétricos das sinapses neuronais que carregam as informações sensoriais e acessam esses sentimentos.

Enquanto isso, no aparador de design autoral, uma intervenção intitulada “Time Pills” do artista Beto Gatti, em parceria com Paloma Danemberg – AD STUDIO, assim como as artes “Projeção do Tempo I e II” e “Tempo”, em sua coleção colaborativa “Marcas do Tempo”, trazem a reflexão da preservação do tempo e das memórias, que complementa a narrativa do ambiente. Sobre o piso em mármore, tapete “Stroke” da designer holandesa Sabine Marcelis traz os traços e gestos do marca-texto.

Ambiente virtual, 3D , na mostra Modernos Eternos Rio.

Ambiente virtual, 3D , na mostra Modernos Eternos Rio.

Já na sala de leitura, um generoso pé direito com vãos em arcos, piso em mármore e paredes texturizadas nos remetem a um classicismo revisitado pela contemporaneidade. Uma extensa sobreposição de gavetas e nichos e mobiliário de antiquário da AD Studio dão sequência ao hall de entrada e, ao contrário de uma tradicional sala de leitura ou biblioteca, onde livros estão sempre expostos, o projeto traz a provocação das gavetas, o movimento de abertura e de descobertas, assim como as nossas gavetas das memórias.

O sofá de design autoral em formato curvo com tecido Empório Beraldin foi desenhado em contraposição aos ângulos retos da marcenaria, assim como a mesa de leitura em resina que se encaixa ao mobiliário central, em sintonia fina com a poltrona, também em design autoral, que traz a transparência e fragilidade do vidro estampadas em um gradiente de cores – afinal, nossas fragilidades muitas vezes são reflexos do medo de ser quem somos.

Na decoração, a iluminação traz significados, como o backlight com persianas Uniflex, que cria uma contraluz possível de ser controlado, e o neon desenhado em formato de dois rostos, que pode ser representado como os nossos extremos de personalidade.

Ambiente virtual, 3D , na mostra Modernos Eternos Rio.

Para o arquiteto, o espaço projetado é um lugar de organização dos pensamentos, do resgate aos relacionamentos familiares do passado – como o banco “Fiote”, desenhado após o falecimento do seu pai, com três pés diferentes simbolizando os filhos – e um lugar de cura, representado pelas artes “Luz”, de Shirley Paes Leme – disponível na Carbono Galeria – e “Jardim Suspenso”, de Marcelo Tinoco, representado pela Zipper Galeria.

 

Arquiteto: Fabiano Ravaglia

Serviço:

Visita virtual completa pelo site modernoseternosrio.com  / @modernoseternosrio

Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?

Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.

Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.

Celina Mello Franco

 

 

tag: Modernos Eternos Rio

comentários

0 Ações
Deixe um comentário
TAMBÉM PODE GOSTAR