Com os apartamentos com metragens reduzidas e a vida agitada, as residências se tornam mais descomplicadas, práticas e com ambientes cada vez mais integrados.
Para isso, mobiliários multifuncionais estão no mercado para suprir essa nova demanda de otimização de espaço, permitindo no mesmo ambiente diversas atividades, tornando o design peça essencial dessa nova experiência multiuso.
A sociedade em constante mudança tem efeitos colaterais sobre todos os aspectos da vida e passa por profundas readaptações na era da tecnologia da informação e globalização.
Com esses avanços, a miniaturização dos objetos já está acontecendo, assim como no espaço habitável também, com a criação de ambientes multifuncionais em que é preciso planejar o máximo de aproveitamento com praticidade.
Designers estão antenados no assunto com peças que atendem conceitos universais como funcionalidade, flexibilidade e principalmente fazer mais com menos.
Assim, o design surge como um otimizador do espaço físico para habitações compactas e também como potencializador de dimensões, propondo o desenvolvimento de soluções práticas e eficazes para esse novo padrão levando em consideração a modularidade, facilidade de transporte e embalagem, dimensionamentos otimizados, ergonomia e sustentabilidade.
Veja a nossa seleção de peças multifuncionais!
Já os profissionais do mercado de interiores também acompanham a tendência dos móveis multiusos em seus projetos, seja utilizando peças assinadas com diversas funções como também desenhando marcenaria sob medida para atender as mais diversas demandas de seus clientes.
O projeto assinado pela arquiteta Jacira Pinheiro, para um apartamento na Barra da Tijuca, utilizou a mesa de centro com revisteiro “Duran” do Zanini de Zanine.
As arquitetas Gabriela Eloy e Carolina Freitas desenvolveram para um quarto infantil uma cama, em formato de casinha, que abriga também armários e uma estante, para organizar os brinquedos da criança.
A arquiteta Bianca da Hora assina um apartamento no Leblon com uma ideia incrível para um quarto compacto, já que a cabeceira desenhada sob medida possui nichos embutidos e exercem a função de criado-mudo e estante.