Em apenas três meses, o arquiteto Fabiano Ravaglia transformou apartamento de dois quartos, com 60m²,em um amplo sala-e-quarto, agora bem mais claro e arejado
Antigo quarto foi aberto para a sala e hoje funciona como sala de tv que pode ser usada também como quarto de hóspedes graças a uma grande porta camarão que permite isolar o cômodo
Levando em conta também o conforto ambiental, Fabiano Ravaglia fez alterações que resultaram em mais luz natural e melhor circulação de ar, através da abertura de um quarto para ampliação da sala e a transformação de janelas em portas para a área externa.
O cliente, diretor teatral, solteiro, com um apartamento de 60 m2 na Glória.
Projeto de interiores que busca atender um conceito urbano, com traços contemporâneos e um toque vintage.
O impacto visual é proporcionado através do uso de novos revestimentos, setorizando espaços e proporcionando novas texturas aos ambientes.
Uma vez que a integração visual com o exterior foi possibilitada, foi pensado para o hall de entrada resgatar essa tropicalidade da flora exterior, já que o imóvel possui vista para a mata, e utilizar como as “boas vindas” do imóvel.
Para a sala de estar e jantar, por sua vez, foi proposto setorizar os ambientes através de texturas e cores diferentes ao deixar inundar de luz e reluzir o branco das paredes, e tijolo aparente da sala de jantar, em contraponto ao volume sólido cinza em cimento queimado, mantendo no mobiliário a mesma gama de cores e textura de madeira a fim de fechar o conceito dos ambientes, contrapostos nos revestimentos e unidos no mobiliário e decoração.
Integração total da nova sala, com a possibilidade de permitir maior privacidade para trabalhar, utilizando a estante móvel para controlar a visão da bancada de home office.
Além disso, portas camarão piso-teto permitem transformar a sala de estar em quarto de hóspede, com fechamento total do ambiente através das portas em trilho embutido no forro.
O mesmo cuidado com os acabamentos segue na reforma da cozinha, com nova marcenaria em diferentes tons de verde e madeira, fortalecendo o conceito do verde da vista da mata, nova bancada em tonalidade neutra com cooktop acoplado, além de espaço para máquina de lavar.
Quanto aos revestimentos, é sugerido o cimento queimado em tonalidade de cinza claro para refletir mais a luz, além de permitir que o morador e suas visitas deixem registrado recados e receitas através de uma parede de quadro negro.
Marcenaria desenhada sob medida e personalizada, com detalhes exclusivos para o projeto, como cozinha super compacta contemplando diversos equipamentos embutidos, estante móvel para servir ao home office e à sala de jantar, portas camarão com puxador embutido e armários com divisões internas, tudo de acordo com a necessidade de uso do cliente.
As cores em laca seguem a harmonia do projeto, com tons de verde e cinza em contraponto ao freijó lavado.
Já para o quarto, a marcenaria sob medida em laca cinza e o padrão madeira utilizados na sala se repetem a fim de criar unidade visual de acabamentos em todos os ambientes contemplados neste projeto.
O verde da parede de cabeceira contrapõe com o branco off-white das demais, enquanto que a cabeceira em couro desgastado, luminárias vintage e cadeira de design assinado trazem sofisticação ao ambiente.
Essa harmonia criada entre revestimentos, cores e texturas é o mote do projeto, que tira partido do gosto pessoal do cliente registrado em visita e aperfeiçoado neste projeto na medida em que as escolhas são adequadamente pontuadas e incorporadas com marcenaria sob medida, iluminação personalizada e olhar clínico aos detalhes da decor.
O terraço é o espaço de lazer para o encontro, permitido através da substituição das antigas janelas por portas em alumínio branco, assim como o novo guarda corpo.
Com uma mesa circular para receber os amigos, cadeiras e assentos de apoio como os bancos sobre novo deck de cumaru envelhecido e piso de tijolinhos cerâmicos, o novo terraço ganha grandes vasos com vegetações de diferentes portes, deixando o novo espaço com ares sofisticados.
Fotógrafo: Denílson Machado, do MCA Estúdio
Celina Mello Franco
Liliane Abreu