Casa Cor abre as portas novamente na Residência Brando Barbosa no Jardim Botânico
O evento de decoração mais importante do Rio – a Casa Cor – abre as portas de sua 31ª edição de 27 de abril a 26 de junho. Uma vitória das empresárias Patricia Quentel e Patricia Mayer que conseguiram manter a qualidade da mostra durante todos esses anos, enfrentando problemas, claro, mas oferecendo eventos diversificados e originais.
Com a pandemia sob controle, 45 ambientes foram criados no mesmo endereço do ano passado, a Residência Brando Barbosa, com propostas diferentes e inovadoras sem se aterem aos ares palacianos do imóvel. Afinal, o tema proposto é “Infinito Particular”, detalhe para o qual as 43 equipes de profissionais buscaram soluções contemporâneas que podem ser adaptadas em poucos metros quadrados.
“No ano passado, abrimos a casa para o público. Dessa vez, trabalhamos o sonho do casal Brando Barbosa, que não teve herdeiros e desejava ver a propriedade transformada em um instituto cultural, um local para receber com sala de música, lounge, adega, sala de projeção. No segundo andar, apresentamos estúdios que poderiam ser usados por artistas residentes ou convidados do instituto” explica Patricia Mayer, sócia-diretora da mostra.
Um conselho? Vá de tênis ou sapato baixo. Tem muita coisa para ver, detalhes a serem apreciados com atenção e muitos ambientes espalhados pelos jardins com estúdios de 28m2 a 80m2 feitos de módulos metálicos semelhantes a contêineres, que podem ser desmontados e remontados em qualquer lugar. E o circuito de visitação pode durar mais de duas horas. Isso se não houver uma paradinha para o café, uma taça de vinho ou um almoço, mas tem também salad bar e pizzaria à noite. Recomendo fortemente.
Descubra tudo lentamente, a começar pela entrada, assinada pelos arquitetos Celso Rayol e Fernando Costa, o antigo porte-cochère com laterais espelhadas trazendo o verde dos jardins para dentro da casa. Os móveis são super contemporâneos, da LZ Studio, em cores claras e formas orgânicas assim como o tapete da Avanti. As obras de arte reúnem gerações diferentes variando de Luiz Eduardo Rayol até Galvão.
Cristiana e Mariana Mascarenhas resolveram criar um espaço que é uma verdadeira galeria de arte. Por isso se chama Expo, com trabalhos criados especialmente para a Casa Cor. Por onde se olha existem obras que cativam: desde Daniel Lannes, Mulambo, Geleia e quadros originais criados por Mariana (adorei!) De repente surge uma parede coberta de azulejos. Claro, devem ser originais da casa. Mas azulejos? Que nada, chegue mais perto e delicie-se porque os quadradinhos são… fotos de bonecos de Play Mobil by Herbert Sobral (vou dizer adorei2!) Acompanhando as paredes da escada original da casa, textos de Gerchman by Ozi.
O Jardim de Inverno surpreende sobretudo pela beleza do mobiliário desenhado pela dupla Adriana Valle e Patricia Carvalho, todos em freijó. Na verdade, o espaço é dividido em vários ambientes com uma pequena mesa para refeições, estar e home office. Dá vontade de morar ali.
Paola Ribeiro tirou proveito do teto existente e usou o verde para vários detalhes dos ambientes, com uma área externa confortável onde brilha o novo mobiliário da Way Design e o paisagismo de Anna Luiza Rothier. Nesse cenário perfeito a Gafisa promoverá vários encontros. Mais um programa para os visitantes.
Imperdível o Bam’Boo Bar, de Gisele Taranto, uma das profissionais mais antenadas da mostra, sempre surpreendendo. A área de convivência no jardim tem obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal bastando acionar os QR Codes. Já sabe o que é o tal de Metaverso? Pois corre lá.
Existe uma galeria criada exclusivamente no Metaverso, com curadoria de Vanda Klabin com destaque para a espetacular instalação-piscina de Maritza Caneca e a exposição Olhar 2022, com trabalhos de Carlos Vergara e de jovens artistas da periferia apresentados simultaneamente aqui e na China. A intervenção paisagística é de Maira Ferreira e Kaio Duarte Silva transformado, pelo uso de plantas nativas, numa pocket forest. Se não sabe o que é, mais um detalhe para ser descoberto.
E por falar em detalhe, o Quarto Drummond, de Lucila Pessoa de Queiroz é uma homenagem ao poeta que completaria 120 anos em 2022. Ali tudo é calmaria e os versos inspirados sobem pelas paredes e derramam-se pela cama. Linhos leves e móveis de linhas retas, inclusive uma escrivaninha bem contemporânea traduzem a simplicidade e a paz. De novo, atenta para o detalhe: os puxadores da mesa de cabeceira são lombadas dos livros de Drummond.
No Estar do Pátio, mais um mix sofisticado de Mauricio Nóbrega, informal e elegante ao mesmo tempo, com um sofá desenhado especialmente por Maria Cândida Machado e móveis de lojas do CasaShopping. Como adoro falar de detalhes, vai mais um: várias mesas de centro se juntam e se completam, inclusive uma dourada, da Luxury, que se encaixou perfeitamente no conjunto. Objetos e obras de arte, na sua maioria, são do próprio arquiteto. Delícia!
Quem se lembra da sala de banho do ano passado vai ter uma surpresa. Ric Melo e Rodrigo Passos subverteram a ordem e instalaram em seu lugar uma sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa. A banheira de mármore “sensação”, que pertenceu à Imperatriz Teresa Cristina serve de expositor para uma preciosa coleção de opalinas. Uma ideia brilhante. Como brilhante são as novas criações de Ric: uma mesa de azulejos e uma luminária.
Eu estou comemorando 30 anos de cobertura da Casa Cor e me encanto todas as vezes que descubro os ambientes autorais, divertidos, elegantes e contemporâneos que saem da cabecinha desses profissionais que merecem todo o nosso respeito. Nesta quarta damos uma amostra do evento. Quarta que vem tem mais.
Um instituto cultural de portas abertas. Para as artes, a cultura, os visitantes, a cidade. É essa a proposta da 31ª. edição da CASACOR Rio, que acontece de 27 de abril a 26 de junho e volta a se hospedar na Residência Brando Barbosa.
São 43 equipes de arquitetos, designers de interiores e paisagistas que trazem um novo olhar, mais contemporâneo, para o icônico imóvel localizado no Jardim Botânico. Os 45 ambientes desta edição ocupam praticamente todos os 12 mil m² da propriedade.
Uma proposta que tem tudo a ver com o tema nacional “Infinito Particular”, e permite aos profissionais apresentar soluções diversas e plurais para uma casa com alma, hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade.
Nas nossas redes sociais, você acompanha a cobertura completa!
Já segue a Conexão Décor?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest, repleto de imagens para te inspirar.