“Alta qualidade no desenho e no material sustentável; fabricada com tecnologia de última geração o que possibilita o equilíbrio harmonioso entre o aconchegante e o gráfico.”
Gisela é formada em Design de Interiores e, quando mudou para Londres em 2009, especializou-se em Design de Produto e Marcenaria para Mobiliário na Central Saint Martins.
— Amo o artesanal, o atemporal e a madeira. Estas são as minhas maiores características. Uso isso para criar um móvel bonito e sempre bem utilitário, cheio de facilidades para serem descobertas — conta Gisela.
O aparador MS, por exemplo, nasceu assim. Ela percebia que faltava ao móvel a capacidade de guardar pequenos objetos que não podem ser perdidos, mas nunca estão onde se imagina (quem já não se atrasou por estar procurando a chave de casa ou ainda se pergunta por que os chaveiros não têm um bip para avisar onde estão?).
Outra qualidade que ela busca levar para a OPDesign é a tecnologia. Todas as suas peças são marcadas com QR code, onde estão armazenadas as informações do produto. Muitos cortes são feitos a laser para serem perfeitos e ela estuda ao lado de físicos algumas maneiras inusitadas de produzir as luminárias sem fios, como a Toti, que funciona por indução eletromagnética.
João Caetano, do Arquivo Contemporâneo, lembra como conheceu Gisela. Foi há dois anos. Ela o procurou para apresentar seus móveis e ele, imediatamente, notou o potencial da designer.
— Gisela me trouxe um trabalho com uma maturidade incrível. Tudo feito de maneira muito cuidadosa, cheia de zelo no acabamento e com olhar atento à funcionalidade. Ela pensa até na embalagem, e isso valoriza muito o produto — elogia João.
Em setembro de 2016, a OPD participou da feira 100% Design, a maior do Reino Unido e uma das mais importantes do mundo. E também marcou presença no evento de abertura do extraordinário London Design Museum, recentemente inaugurado em novo prédio em Kensington, Londres.
Este ano, a OPD foi convidada a participar de dois dos mais prestigiados eventos do calendário de Design italiano: a Feira de Design de Milão e a Biennale de Veneza.
De 16 a 30 de setembro, ela dividirá espaço com o internacionalmente premiado Jader Almeida, no London Design Festival.
As peças são produzidas em Portugal pela respeitada SPSS, cuja clientela inclui Álvaro Siza. Desde o ano passado, a fábrica Portuguesa também é responsável pela exportação das peças para os países europeus como Espanha, França e Suíça.
No Brasil a OPD tem como sua principal parceira a ELON Design, localizada em Petrópolis (Rio de Janeiro). A mais recente conquista da OPD foi a assinatura do contrato com a O/M, empresa especializada em iluminação e que assina o extraordinário projeto do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A O/M ficará encarregada de desenvolver o projeto da luminária BALANCE, inspirada no escultor americano Alexander Calder. (para ver a matéria sobre Calder, clique aqui)
Conheça todas as peças da Gisela no seu site:
www.originalpracticaldesign.co.uk
Celina Mello Franco
Liliane Abreu