CONDUZIDOS PELA LEVEZA

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Por Paula Acosta, correspondente de Milão

 

PERCURSO TEMÁTICO DO LAKE COMO DESIGN FESTIVAL EXPLOROU DIÁLOGO ENTRE DESIGN, ARTE E HERANÇA ARQUITETÔNICA LOCAL 

 

A cidade de Como, no norte da Itália, a cerca de 50km de Milão, é uma das localidades italianas mais conhecidas em todo o mundo pela sua beleza. 

Encantadoras mansões neoclássicas com jardins impecáveis, erguidas entre o final dos anos de 1700 e as primeiras décadas de 1800, costeiam o famoso lago homônimo. Charmosas ruas estreitas convidam a se perder pelo centro histórico em busca de vestígios de épocas ainda mais remotas, como a romana (visível nas ruínas das termas de Viale Lecco ou nas colunas do Liceo Volta) e a medieval (Porta Torre é um exemplo).

Os olhos naturalmente se elevam diante de monumentos imponentes: é o caso da catedral, que mistura os estilos gótico, renascentista e barroco porque foi construída em três séculos e meio, de 1396 a 1744.

Avançando no tempo, a arquitetura racionalista, corrente surgida na Europa depois da Primeira Guerra Mundial, desponta em vários projetos assinados por Giuseppe Terragni (1904-1943). 

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Palazzo Broletto: a antiga do município hospedou a mostra “The Form of Lightness”

É esse cenário fascinante que abraça o Lake Como Design Festival. A sexta edição do evento, que recebeu mais de oito mil visitantes, foi realizada de 15 a 22 de setembro e reuniu mostras, instalações, encontros e uma série de atividades especiais. 

O fio condutor do percurso expositivo se baseava no conceito de “leveza”. Uma frase de Italo Calvino (1923-1985), presente no livro póstumo “Seis propostas para o próximo milênio”, serviu de inspiração: “Para mim, a leveza está associada à precisão e à determinação, não à vagueza e ao abandono ao acaso”.

A partir das palavras do célebre escritor, o mote do festival convidava a uma reflexão sobre a necessidade atemporal dos criadores de dar asas à imaginação e o compromisso com a busca de equilíbrio entre forma, matéria e movimento. 

​​“O tema que escolhemos para este ano se pode expressar de inúmeras maneiras e encontrar a sua razão de ser em todas as diferentes formas de criatividade”, afirmou o idealizador e diretor artístico do evento Lorenzo Butti.

Desenvolver exposições e projetos especiais que proponham uma comunicação entre arte e design sempre foi a característica estilística da nossa programação e a cada ano nos esforçamos para oferecer aos nossos visitantes um novo modo de olhar para essas disciplinas e para a criatividade em geral, inserindo as mostras em contextos arquitetônicos únicos que podem ser parte integrante do itinerário expositivo”, completou.

Na orla do lago, os protagonistas eram a esplêndida Villa del Grumello – com origem que remonta ao período renascentista tardio, ela funcionava como uma espécie de quartel-general do Lake Como Design Festival – e alguns pontos do chamado do “Kilometro della Conoscenza” (um corredor cultural e naturalístico de 15 hectares, que reúne parques centenários de residências históricas). 

Jardim da Villa del Grumello, às margens do Lago de Como
Jardim da Villa del Grumello, às margens do Lago de Como.
Na Italia, no lago de Como,Villa del Grumello: vista do jardim
Villa del Grumello: vista do jardim

Depois de ultrapassar as portas da Villa del Grumello, mergulhava-se no universo onírico da mostra coletiva “Lightness in progress”. A beleza de cada aposento emoldurava uma sequência de projetos artísticos e coleções de móveis e acessórios de decoração.

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Peças do “Arquivo de Design Ico Parisi”: tapete Onda, mesinha em cristal e vaso Luisa
“Impressions”, coleção de objetos desenhada pelo legendário Andrea Branzi.

Um destaque vai para a poética composição de objetos de papel da coleção “Impressions”, de Andrea Branzi, sob curadoria de Clio Calvi Rudy Volpi/Lithos, que causava um impacto imediato.

Jogo de equilíbrio: “Close to the Edge”, série de Mario Trimarchi.
Jogo de equilíbrio: “Close to the Edge”, série de Mario Trimarchi.

Assim como impressionava o incrível balanceamento expresso pela série “Close to the Edge”, de Mario Trimarchi: o peso físico e visual da pedra é associado à transparência e à fragilidade do vidro em peças que equacionam com perfeição a simbologia entre o natural e o artificial.

No pequeno cais para o qual o percurso interno confluía, a videoinstalação “Paesaggi d’acqua”, realizada por Niccolò Nessi e Stefano Larotonda, ressaltava o rico patrimônio arquitetônico localizado às margens do lago di Como.

O passeio pelo parque que circunda a propriedade presenteava o público com paradas para apreciar a “Contemporary Design Selection”, uma coletânea de projetos escolhidos por Giovanna Massoni e dispostos cenograficamente em estufas para plantas e capelas.  

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Alguns projetos da “Contemporary Design Selection”: luminária Ten Seventy (JOYH), mesinha e banquinho Resourcer (Atelier Serruys) e instalação têxtil “Frammenti” (Atelier Versi Linien)
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Uma instalação de impacto para a linha Hatch (Studio Yellowdot) com seus porta-ovos e esculturas cinéticas.
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Luminárias Liquid (Sjang Niederwieser) ocupavam a capela Far
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Ingresso da “limonaia”, estufa para vasos de limoeiros, usada como espaço expositivo durante o Lake Como Design Festival.
Alguns projetos da “Contemporary Design Selection”: Móbile Up (Alice Pilastre, Mathilde Tinturier e Andy Farrow)e Tapeçaria Trespassing - Caterina Frongia
No detalhe, mobile Up (Alice Pilastre, Mathilde Tinturier e Andy Farrow) e Tapeçaria Trespassing (Caterina Frongia)

No centro da cidade, o percurso principal se articulava entre três endereços. O medieval Palazzo del Broletto, sede do município, recebeu “The Form of Lightness”, uma seleção de cadeiras que percorria a temática da leveza no arco de 100 anos. Entre as 28 unidades expostas – que contemplavam os mais diversos estilos, técnicas, períodos e proveniências – não poderiam faltar ícones como a “Superleggera”, projetada por Giò Ponti, e a “Ghost”, desenhada por Cini Boeri.

A pequena igreja desconsagrada de San Pietro in Atrio, construída por volta de 1200, abrigou “Lightness on Paper”, mostra que celebrava os 35 anos da editora local Lithos, especializada em impressões e livros de arte.

Criações de Mario Botta, Michele De Lucchi, DWA Design Studio, Nathalie Du Pasquier, Francesco Faccin, entre outros, interpretavam o conceito do festival através de antigas técnicas de gravura.

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Afrescos na igreja desconsagrada San Pietro in Atrio
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Entre as criações exibidas em San Pietro in Atrio, “In Agosto”, de Nathalie Du Pasquier

Já o Spazio Natta acolheu “8 Days of Lightness”, original proposta de uma dupla criativa da Letônia: Erlands é uma designer que imagina espaços e objetos a partir da sua orientação em práticas meditativas; Bai Bai é um artista que cria peças de vidro que proporcionam uma particular experiência sensorial. 

Mas várias outras atrações enriqueciam o panorama da semana de design comasca. A galeria suíça Grieder Contemporary apresentou dois projetos especiais. Na sugestiva estrutura de uma ex-igreja de 1634, hoje denominada Borgovico 33, sete obras que pareciam flutuar no espaço, criadas pela artista alemã Jorinde Voigt com fios e correntes de latão, compunham a mostra “Contemplation Room”.

E em Cernobbio, cidade vizinha, Villa Anna foi o “palco” para “Weight of Illumination”, uma coleção de peças que, com inteligência, humor, surrealismo e surpresas, evidenciavam o dúplice significado da palavra luz em inglês (“light”), usado como referência à luminosidade e também à leveza. Além disso, instalações site-specific do artista Valerio Eliogabalo Torrisi foram posicionadas em diversos pontos de Como.

“Contemplation Room”: mostra de Jorinde Voigt no Borgovico 33.
“Contemplation Room”: mostra de Jorinde Voigt no Borgovico 33.

Era possível, ainda, ter acesso a espaços que nem sempre são abertos ao público, como estúdios de design, laboratórios de artesãos, ateliês de pintura e escultura. As principais exposições exigiam o pagamento de ingresso.

 

Se você estiver programando uma visita a Como para 2025, já pode pensar em combinar a viagem com as datas do evento, que acontecerá de 13 a 21 de setembro. 

Paula Acosta /  Comunicazione Carioca

 

 

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