Meca do design brasileiro no Rio, o Arquivo Contemporâneo vai inovar no lançamento de sua próxima coleção de móveis assinados, marcada para o dia 09 de março (quinta), em Ipanema.
Desta vez, peças criadas por feras como Carlos Motta, Marcus Ferreira, Aristeu Pires, Jader Almeida, Aristeu Pires, Fábio Stal, Lia Siqueira, entre outros, dividirão a atenção do público com duas exposições: fotografias da fotógrafa Fernanda Pinto e telas bordadas da artista plástica Mucki Scowronski.
“Design e artes plásticas sempre caminham juntos e se complementam no universo da decoração. Por isso, resolvi promover este encontro nos quatro andares da loja”, explica o empresário João Caetano, sócio do Arquivo Contemporâneo.
Projetada pela arquiteta Patricia Marinho, a nova vitrine da loja terá como destaques um grande mural de azulejos criado por seu pai Noel Marinho, também arquiteto e hoje com 88 anos, além de móveis desenhados por Lia Siqueira para a prestigiada marca Etel.
EXPOSIÇÃO 1:
Desde sempre envolvida com imagens, a fotógrafa carioca Fernanda Pinto teve o início de sua carreira como designer gráfica, quando chegou a ser Diretora de Arte de agências de publicidade no Brasil e nos Estados Unidos.
Ao retornar para o Rio de Janeiro em 2014, se interessou por fotografia, vídeo e desenho, e para saciar sua curiosidade passou a frequentar lugares como a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o Ateliê da Imagem, o Grupo de Fotografia – Marcos Bonisson e o Grupo de Filosofia e Desenho – Frederico Carvalho, dando assim início a uma pesquisa autoral.
Se autodenominando artista visual, Fernanda já expôs no Rio de Janeiro em locais como a Galeria Arthur Fidalgo, Museu de Belas Artes, Ateliê da Imagem, Galeria Paçoca e Galeria da Light, e em São Paulo e Portugal na Poeira Design.
No Arquivo Contemporâneo, Fernanda vai expor uma série de fotografias feitas em cidades do norte e nordeste brasileiro como Belém, Parintins, Camamu e Boipeba, onde seu objetivo foi retratar a realidade da arquitetura improvisada e informal fora dos centros urbanos, em toda a sua diversidade e simplicidade.
EXPOSIÇÃO 2:
Já a artista plástica Mucki Botkay Skowronsky (foto abaixo) apresentará nove obras inéditas em linhos tingidos artesanalmente com desenhos multicoloridos bordados à mão por bordadeiras do Rio e sul da Bahia.
Estruturados em chassis de grandes dimensões, os trabalhos serão apresentados em formato de telas/quadros.
- Endereço: Rua Redentor, 147 – Ipanema.
- Tel.: 2227-9121
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 19h. Sábado, das 10h às 14h.
Celina Mello Franco
Liliane Abreu