M|P Studio – Martinho Pita é um criativo residente em Lisboa.
É assim que se apresenta no folheto do Pitch Market onde as suas peças me chamaram a atenção e onde o conheci.
Vale a pena conferir suas criações:
Martinho Pita resgata a antiga arte de soprar o vidro, que em Portugal ganhou fama por grandes mestres na zona da Marinha Grande, dando-lhes uma nova leitura atual e desconcertante.
As luminárias de teto cujo nome, confesso, não sei, mas pelas quais me apaixonei perdidamente. Há em 3 tamanhos.
As jarras/luminárias da série “Gotas” de vidro soprado manualmente que se moldam a diferentes superfícies como uma gota de água.
Na boca de cada peça é colocado uma rolha de cortiça com um LED incorporado. Ao encher o seu interior com água, ou qualquer outro líquido, a peça ganha vida refletindo a luz pelo espaço e trazendo um elemento natural para o espaço envolvente.
Já as luminárias de pé, da série “Bichos”, são feitas manualmente a partir da reutilização de ramos provenientes da poda das azinheiras, fazendo assim parte de um ciclo de vida que procura minimizar o desperdício: ramo / candeeiro / lenha no final.
Cada ramo é único, imprevisível e conta a sua própria história. São formas congeladas no tempo que levaram anos a materializar-se.
Cada membro desta família é percorrido, de maneira diferente, por um cabo elétrico forrado a têxtil colorido lembrando as veias sanguíneas de um animal e invocando, assim, a luz como fonte de vida.
Helena Antunes.
Tags:
Luminárias, Martinho Pita, Pitch Market, Lisboa, tronco, vidro, vidro soprado.
2 comments
5
4.5