As mostras de decoração são paradas obrigatórias para quem gosta de ver ambientes montados por profissionais da área que, sem ter o cliente como, digamos, orientador, pode deixar fluir sua criatividade. Os cariocas têm que saudar todos os eventos que surgem na cidade e aproveitar o máximo possível. Até o dia (chegará?) em que teremos exposições do nível e da quantidade das que acontecem em São Paulo.
A Mostra Artefacto é sempre uma das mais aguardadas e acontece na loja do CasaShopping, a maior do mall, com três andares. No último sábado foi inaugurada a de 2023, com uma grande movimentação, alguns artistas globais e um tema – Felicidade – que inspirou a todos e fez suspirar quem passou por lá para conhecer seus 20 ambientes que este ano estão bem claros e aconchegantes. Gostei muito das frases que foram inseridas de diversas formas sendo uma ideia divertida para nossas casas. Quem não quer a tal Felicidade?
Um resumo pode ser possível destacando as formas orgânicas e confortáveis dos móveis que parecem abraçar, a iluminação dando mais personalidade ainda ao ambiente, os materiais naturais, as poltronas arredondadas e femininas e as estantes dispostas de várias maneiras. Além das cores claras, uma das marcas do lifestyle carioca.
Um dos espaços que chama muita atenção é o da arquiteta Babi Teixeira, estrategicamente montado numa das grandes vitrines do primeiro piso. Atenção para uma mistura que deu certo: o piso quadriculado e o teto de listras. Em 68 m2 ela conseguiu integrar um living com varanda e sala de almoço que, de tão suave, com o azul do armário, dá vontade de ter também. E explica:” Tratei o anexo ao setor social com especial cuidado, misturando intensamente cores, texturas e materiais para torná-lo o mais acolhedor e convidativo possível”.
Houve quem encontrasse a felicidade nas ilhas do Oceano Índico, como o trio formado por Andrea Eiras, Aurora Grei e Carla Napolião. “Procuramos traduzir a atmosfera de sofisticação e bem viver que emana destes espaços por meio do uso de fibras naturais, linhos e elementos cerâmicos”, explica Andrea. O ambiente, de 130m2, é monocromático, dominado por tons de rosa seco e ressaltando o frescor das fibras naturais, linhos e elementos cerâmicos. Olho na banheira rosada e no balanço Oriba ( já podem anotar).
Cristina Cortes criou um loft de 100 m2, com área de estar, adega, sala de jantar e quarto de casal, além de um jardim vertical e painéis amadeirados. “A composição ganhou particular destaque a partir de dois móveis essenciais: a mesa de jantar Lena II e as cadeiras Nori. São elas que dão as boas-vindas para quem entra” (já podem anotar também!).
Sempre buscando mais essência e menos excesso o arquiteto Duda Porto acredita ser possível criar espaços verdadeiramente funcionais, priorizando a integração com a natureza e, sempre que possível, empregando materiais naturais como a madeira e a pedra. “Vemos a arquitetura como música. Cada projeto é como uma canção, precisa ter ritmo, harmonia, melodia”. Sua proposta, um living de 75 m2, foi batizado de Tempo, parte da aceitação do imperfeito, absorvendo as marcas que o tempo traz para a vida das pessoas. “Priorizamos o uso de materiais simples e rústicos, praticamente todos feitos à mão. No piso, usamos cimento queimado. Conseguir mesclar a rusticidade dos revestimentos com a delicadeza dos móveis da marca, que sintetiza o que denominamos ‘luxo silencioso”, afirma ele. Anota de de novo: destaque para o sofá Nouvel, a mesa lateral Nusa e os balanços Maui.
Natália Paes de Andrade e Simone Meire têm por meta projetar ambientes que abracem, inspirem e confortem. E elas estão numa das áreas mais cobiçadas da loja, que é uma área externa. Imaginaram então duas varandas e um grande jardim. “São mais de 200 m2 de pura felicidade”, comemoram. Como grande destaque, o mobiliário outdoor, com a poltrona Calisto, a mesa Kham, e estofados em tom terroso, que trazem alegria e calor aos ambientes.(nem preciso repetir, né?)
Rodrigo Jorge celebra este ano sua 21a participação na Mostra. “Acredito que a criatividade possa sim ser um fator transformador na vida das pessoas. Todos nós podemos ter um lar que represente a nossa busca pela felicidade.” Nesta edição, seu ambiente é o mais amplo da mostra, com 190 m2. “Já ocupo este espaço há dois anos e propor ambientes distintos a cada edição já é, em si, um super exercício”, afirma ele que, entre os produtos em exposição, situa a moldura AKA, no hall de entrada, como principal atração. “Sem dúvida é a peça mais instagramável”.
Preparem então seus iphones. Quem não quer ter a “felicidade” de conseguir vários likes com ela?
Profissionais:
Andrea Eiras / Aurora Grei / Carla Napolião
Natália Paes de Andrade e Simone Meire / MPA Arquitetura
Já segue a Conexão Décor nas redes sociais?
Siga o nosso Instagram e Facebook e acompanhe as novidades sobre decoração, arquitetura e arte.
Conheça também nosso Pinterest ! Repleto de imagens para te inspirar.