O arame é a sua matéria prima, aonde ele molda a dá vida a esculturas tridimensionais.
Pontos, retas, dobras, nós dados no arame dão vida a cabeça de cavalo, insetos e máquina de escrever no mundo criativo e referencial de Roberto Romero.
O magnetismo exercido por cada obra de arte reside no essencial, nas linhas livres de excessos.
Roberto que é formado em letras, usa todos os artifícios para fazer suas obras transmitirem sua releitura dos objetos que reproduz.
A Máquina de Escrever – uma das suas criações – expressa sutileza e reflexões nos detalhes. As teclas anônimas no desenho abrigam provocações às mãos que deslizam inconscientes sobre os teclados da era digital. Estimula uma ponderação entre passado e presente, contrasta tecnologias e desata a imaginação do espectador debruçado sobre hipotéticos contos, crônicas e romances que preenchem o papel invisível preso ao rolo.
Como todo artista, Romero também experimenta novas fases de produção sem perder a conexão com a identidade de sua obra.
Recém estabelecido no Rio, ele toma como novo desafio, tentar interpretar a exuberância da fauna e flora brasileira.
Sua nova coleção, Pássaros de Origami, Roberto usa a milenar técnica japonesa para criar pássaros e aves exóticas da fauna brasileira.
Araras, tucanos, corujas e flamingos que parecem flutuar.
Um pouquinho sobre Roberto Romero:
Argentino de Buenos Aires , Roberto Romero é licenciado em leras pela universidade de Paris X – Nanterre.
Artista plástico autodidata. Cosmopolita , Romero sorveu referências multiculturais e compôs um repertorio de imagens colhidas por países viveu, visitou, estudou e trabalhou.
Suas passagens Líbano, França, Colômbia e Uruguai aguçaram o interesse pela reutilização de objetos antigos e técnicas artesanais.
Memórias sempre frescas para mesclar às novas pesquisas e inspirações que agora habitam o Brasil desde 2012, quando estabeleceu morada no nordeste do Brasil e agora morando no Rio de Janeiro.
Agora, abre seu mais novo atelier, na Fabrica Bheringer, no Rio, um celeiro de artistas, idéias e arte no qual ele se adaptará facilmente, com certeza!!
Fomos visitar seu Atelier na Fabrica Behringer:
Contatos:
Instagram: @robertoromeroarte
Celina Mello Franco
Liliane Abreu